AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Tem nome de flor e combina sushi, vinho e arte

Gastronomia

Se há terra que tem a fama (e também o proveito) de ter peixe verdadeiramente fresco é a praia da Vagueira, em Vagos - quem nunca assistiu à Arte Xávega que por ali ainda se pratica ou visitou o seu Mercado de Peixe, não sabe o que perde. Conhecida pelas suas boas caldeiradas, a Vagueira está agora em condições de também corresponder às expetativas dos amantes de peixe fresco sob a forma de sushi. O restaurante Rosa Sushi acaba de abrir portas no nº 25 da Avenida Claudino Santos Costa, juntando outros dois ingredientes de peso: vinho e arte.

Assim que entramos, salta-nos à vista o balcão de madeira da autoria do escultor Paulo Neves, artista que também tem patente a sua arte nas paredes do restaurante, a par com o escultor Orlando Almeida. A proposta, contam-nos depois, passa por ir alterando as obras que decoram as paredes, no âmbito de uma parceria estabelecida com o espaço Giro Microarte, também ele sediado na Vagueira.

E desengane-se quem possa pensar que no Rosa Sushi a arte se cinge às esculturas e quadros que decoram o espaço. Assim que os pratos começam a chegar à mesa, dedicamos alguns minutos a apreciar a forma como a comida é apresentada. A escolha recaiu num Setto (combinado de sushi e sashimi) “Dois Momentos”. Estes combinados são uma das apostas fortes da casa, mas a carta é rica, apresentando uma grande variedade de entradas, temaki, sashimi, hosomakis, nigiris, gunkans, entre outros. Para os menos dados a sushi, o menu contempla vários pratos de cozinha japonesa, desde noodles a grelhados, sem esquecer os caldos quentes.

O prato forte da casa - ou seja, o peixe - vem, quase todo, diretamente do Mercado da Vagueira para o restaurante. As exceções são o atum Balfegó, que vem de Espanha, e o salmão selvagem, oriundo da Noruega. Tudo o resto, sai diretamente das bancas do mercado daquela praia e há até planos para, quando começar a época da Arte Xávega, ir com os pescadores ao mar. Foi a eles, e também às mulheres que vendem o peixe no mercado, que o restaurante foi buscar inspiração para o nome. Uma “homenagem a todos os que dedicam a sua vida ao mar, nos barcos, lotas ou mercados”, concentrada num nome tradicional da mulher portuguesa, “a tal que transporta consigo o espírito do sal e da costa”, é destacado no texto de apresentação do restaurante.

Aberto de quarta-feira a domingo, o Rosa Sushi resulta da iniciativa de Pedro Silva, empresário natural de Vagos, e de Gonçalo Fonseca, aveirense que conta com uma vasta experiência na área do sushi. O principal objetivo passa por aproveitar as mais-valias que a Vagueira tem para oferecer em matéria de peixe, associada à sua proximidade à Bairrada, região vitivinícola que merece honras de destaque na carta, a par com o Dão, Douro, Alentejo e Távora Varosa.

Créditos das fotos: Fermento Design & Comunicação

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.