A escritora Lídia Jorge vai estar na Universidade de Aveiro (UA) para apresentar Misericórdia. Lançado em outubro de 2022, o mais recente livro de Lídia Jorge será apresentado à comunidade académica a 27 de março, no Anfiteatro 2.1.10 do Departamento de Língua e Culturas, às 15h00. A sessão será presidida por Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA.
Lançou o primeiro livro, O Dia dos Prodígios, em 1980. Desde então Lídia Jorge tem publicado vários títulos nas áreas do romance, conto, ensaio, teatro, crónica e poesia. Muitas das suas narrativas foram adaptadas ao teatro, à televisão e ao cinema.
Entre outros prémios, Lídia Jorge recebeu o Prémio Correntes d’Escritas, em 2004, o Prémio Albatros, da Fundação Günter Grass, em 2006, e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas, da Feira do Livro de Guadalajara, no México, em 2020.
Misericórdia já é considerado “um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos”. “Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo - o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana”, refere a sinopse da obra.