AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Já foram servidos cerca de 500 menus no festival "Vamos aos cricos!"

Gastronomia

Ao 11.º dia de festival "Vamos aos cricos!" fica a garantia: o evento gastronómico, que está a ter a sua primeira edição este ano, é para continuar. A promessa foi deixada pelo presidente da câmara de Ílhavo, João Campolargo, entidade que promove o evento, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro). Até ao momento, já foram servidos cerca de 500 menus nos oito restaurantes aderentes - Adhoc´as Bar, Marisqueira Costa Nova, Canastra do Fidalgo, Estrela do Mar, O Gafanhoto, Sétimo Beach Club, Marisqueira da Barra e Taberna Nobe.

"A Ria de Aveiro é muito produtiva", destacou o edil ilhavense na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira e fazendo eco dos números que já tinham sido avançados por Acúrsio Santos, secretário geral da APARA: mais de 80% do berbigão comercializado no país sai da laguna aveirense.

No encontro com a imprensa, realizado na Costa Nova, a bordo da embarcação do velejador Renato Conde, houve tempo para a uma degustação de iguarias da ria - mais concretamente amêijoas e chocos -, a cargo do chef Francisco Miranda, da Marisqueira Costa Nova.

A decorrer até ao próximo dia 30 de abril, o festival “Vamos aos cricos!” pretende "promover o sentido de pertença e a identidade das gentes da ria", realçou, por seu turno, a vereadora da Cultura, Mariana Ramos, frisando, ainda, o facto de a parceria com a APARA contribuir para comunicar "aquilo que é o consumo seguro de bivalves". "Ainda existe muita desinformação associada à segurança do consumo dos bivalves", notou, justificando a necessidade de se trabalhar no sentido de fazer chegar "a informação ao consumidor".

Além dos cricos (berbigão), o evento dá ainda palco ao mexilhão, à navalha (longueirão), à amêijoa, à ostra e ao choco, iguarias típicas da Ria de Aveiro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.