AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Dia Internacional da Baga celebrado a 6 de maio. Adegas de portas abertas

Vinhos

Criado no âmbito da celebração dos dez anos de existência dos Baga Friends, em 2022, o Dia Internacional da Baga volta a comemorar-se a 6 de maio, sábado, das 10h00 às 18h00, na Bairrada, sob o lema “A Baga nas suas 7 Quintas”. Os sete produtores que integram os Baga Friends - Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo / Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio - vão abrir as portas das suas adegas para receber os amigos da casta e da região com provas de vinho, animação e pratos típicos. A iniciativa pretende reforçar a visibilidade externa da casta, ajudando a promover as vendas da Bairrada que exporta pouco mais de 20 por cento do que produz.

A Baga é hoje parte intrínseca Bairrada, onde um DOC Bairrada Clássico tem de ser produzido, no mínimo, com 50 por cento de vinho desta casta. Os números mostram que esta casta representa 4 por cento da área plantada em Portugal, sendo a sétima mais utilizada na produção de vinho. Dos mais de oito mil hectares plantados em todo o país, a Bairrada é a região com maior peso, na ordem dos 3500 hectares, estima a Comissão Vitivinícola da Bairrada.

“A Baga é uma casta muito versátil, que tanto produz vinhos espumantes, rosés, tintos jovens como tintos com grande capacidade de guarda. Num país como o nosso, em que a tradição é o lote de castas, na vinha ou na adega, a Baga, sozinha, tem a acidez, os taninos e a estrutura aromática para fazer grandes vinhos sem precisar de outras castas. Porque trabalhamos com a Baga há tantos anos, e lhe conhecemos as qualidades e as dificuldades, sabemos que esta casta é uma grande casta, que merece ser distinguida e reconhecida no mundo inteiro, e celebrada com um Dia Internacional a ela dedicada”, adianta Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras), dos Baga Friends.

Os Baga Friends

Foi em 2012 que um grupo de produtores da Bairrada se uniu para criar uma associação de promoção da casta rainha da região em todo o mundo. Dez anos depois, em 2022, os Baga Friends decidiram que era tempo de criar o Dia Internacional da Baga, comemorado, anualmente, em de maio, com provas de vinhos, jantares temáticos e muita animação.

O trabalho dos produtores dos Baga Friends estende-se além-fronteiras e contribui para o reconhecimento da qualidade dos vinhos de Portugal no mundo e este Dia Internacional da Baga é uma contribuição adicional de relevo a este trabalho de promoção dos vinhos nacionais.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.