AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

António Bagão Félix apresenta “Palavras Descruzadas” em Aveiro

Sociedade

No próximo dia 2 de maio, pelas 21h30 horas, no Edifício Atlas, em Aveiro, António Bagão Félix fará a apresentação em Aveiro do seu novo livro “Palavras Descruzadas”, numa iniciativa do Rotary Club de Aveiro aberta a toda a comunidade.

António Bagão Félix nasceu em Ílhavo em 1948. Economista, professor universitário, ministro e secretário de estado em vários governos nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego. Foi conselheiro de estado, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias ONG e instituições de solidariedade social.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Tem publicados muitos trabalhos e reflexões de âmbito técnico, profissional e religioso. É conhecida a sua paixão pela natureza e pela botânica na génese de obras como “O cacto e a rosa, Trinta árvores em discurso directo”, “Raízes de Vida” e “Um Dia Haverá”.

Neste livro, António Bagão Félix partilha com o leitor um conjunto de reflexões sobre a nossa língua. Defensor escrupuloso do valor patriótico do português e da sua importância como quinta língua nativa mais falada no mundo, o autor alerta para a indigência, a incultura, a petulância e a anarquia com que, nos dias de hoje, se trata a língua portuguesa. Não apenas por um certo caos linguístico provocado pela adoção precipitada do chamado novo acordo ortográfico. Mas também porque muitas pessoas não sentem a mínima inquietação diante de erros que cometem, leem ou ouvem e que se vêm propagando à velocidade do vento, designadamente nos meios comunicacionais, nas redes sociais e nos titulares de cargos públicos e institucionais.

Nas suas páginas encontramos também muitas curiosidades, trocadilhos e figuras de estilo, além de linguajares próprios de diversas atividades. Em Palavras Descruzadas reflete-se também sobre a intersecção entre o rigor da matemática e a exatidão da língua e dão-se exemplos variados de bem falar e escrever em português.

Esta iniciativa do Rotary Club de Aveiro é um evento aberto ao público em geral. Para todos aqueles que se interessam pela força da comunicação, pela beleza da Língua Portuguesa (escrita e falada), pelas muitas ou algumas dúvidas que queiram esclarecer... ou aumentar.

* Créditos da foto: Pedro Cerqueira
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.