No próximo dia 2 de maio, pelas 21h30 horas, no Edifício Atlas, em Aveiro, António Bagão Félix fará a apresentação em Aveiro do seu novo livro “Palavras Descruzadas”, numa iniciativa do Rotary Club de Aveiro aberta a toda a comunidade.
António Bagão Félix nasceu em Ílhavo em 1948. Economista, professor universitário, ministro e secretário de estado em vários governos nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego. Foi conselheiro de estado, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias ONG e instituições de solidariedade social.
Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Tem publicados muitos trabalhos e reflexões de âmbito técnico, profissional e religioso. É conhecida a sua paixão pela natureza e pela botânica na génese de obras como “O cacto e a rosa, Trinta árvores em discurso directo”, “Raízes de Vida” e “Um Dia Haverá”.
Neste livro, António Bagão Félix partilha com o leitor um conjunto de reflexões sobre a nossa língua. Defensor escrupuloso do valor patriótico do português e da sua importância como quinta língua nativa mais falada no mundo, o autor alerta para a indigência, a incultura, a petulância e a anarquia com que, nos dias de hoje, se trata a língua portuguesa. Não apenas por um certo caos linguístico provocado pela adoção precipitada do chamado novo acordo ortográfico. Mas também porque muitas pessoas não sentem a mínima inquietação diante de erros que cometem, leem ou ouvem e que se vêm propagando à velocidade do vento, designadamente nos meios comunicacionais, nas redes sociais e nos titulares de cargos públicos e institucionais.
Nas suas páginas encontramos também muitas curiosidades, trocadilhos e figuras de estilo, além de linguajares próprios de diversas atividades. Em Palavras Descruzadas reflete-se também sobre a intersecção entre o rigor da matemática e a exatidão da língua e dão-se exemplos variados de bem falar e escrever em português.
Esta iniciativa do Rotary Club de Aveiro é um evento aberto ao público em geral. Para todos aqueles que se interessam pela força da comunicação, pela beleza da Língua Portuguesa (escrita e falada), pelas muitas ou algumas dúvidas que queiram esclarecer... ou aumentar.
* Créditos da foto: Pedro Cerqueira