AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Estórias, Bacalhau e Tradições” à mesa do Salpoente

Gastronomia

O Salpoente inicia no próximo dia 6 de maio o ciclo de jantares especiais de 2023, onde os protagonistas serão os ingredientes. Duarte Eira e a sua equipa irão, nos próximos meses, dar a conhecer alguns dos melhores produtos, sendo que, neste primeiro momento, teria que ser o bacalhau o rei e senhor das mesas, pois representa do passado das gentes da terra, de muitas famílias, da vida do restaurante e, inclusive, do currículo pessoal do chef.

Unindo parcerias com a empresa Sr. Bacalhau, a equipa de cozinha vai trabalhar o tradicional bacalhau salgado seco mas irá apresentar igualmente o skrei e as diversas iguarias que o bacalhau traz à mesa, como as línguas, bochechas ou os sames. Serão momentos de especial paixão para quem admira tão nobre e delicioso ingrediente. A Confraria Gastronómica do Bacalhau irá estar presente, marcando simbolicamente o apreço que o restaurante tem pelas tradições e pela defesa intransigente da qualidade do gadus morhua que serve.

O jantar “Estórias, Bacalhau e Tradições” conta com vários snacks de boas vindas, quatro momentos principais e sobremesa. As várias entradas e petiscos de boas vindas serão acompanhados com Aveleda Loureiro.

O primeiro momento é um carpaccio de bacalhau com algas da ria, berbigão e ostra. Uma verdadeira ligação à região e à ria de Aveiro. A harmonização é o Villa Alvor Sauvignon Blanc. No segundo momento, faze-se a ponte à tradição, com a equipa de cozinha a reinterpretar a “caldeirada” de bacalhau, com línguas e bochechas e uma espuma da caldeirada. O bairradino Arco da Aguieira Branco fará a respetiva harmonização.

O vinho branco Aveleda Granito acompanhará o Skrei, rei do terceiro momento. O Skrei será acompanhado com puré de batata, cebola caramelizada e alho negro com molho noisette.

Para finalizar a sequência, haverá uma ligação especial de colagénio entre o bacalhau, os sames, e a mão de vaca. Um vinho tinto de qualidade, como o Quinta Vale Dona Maria Vinhas Velhas honrará o prato.

A sobremesa conjuga chocolate negro, massa filo e frutos secos, maravilhosamente acompanhados com o Dona Maria Vintage, um vinho do Porto de excelência. O repasto custará 75 euros e os lugares são limitados.

A escolha da harmonização vínica não poderia ser outra. Em dia de homenagem ao bacalhau, também é intuito do Salpoente marcar mais uma vez homenagem a Rene Sabino, no primeiro jantar de 2023. E ao mesmo tempo, juntar uma marca e a uma família, a Aveleda e a família Guedes, que, também em 2022, perderam um dos seus esteios familiares. Por isso, serão os vinhos da Aveleda a acompanhar os pratos, numa viagem do norte ao sul do país. Afinal, se o bacalhau tem 1001 maneiras de o confecionar, também nós temos mil e um vinhos de qualidade em todas as regiões do país.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.