“Bioplástico dá-te Vida 2.0”. É este o nome do projeto desenvolvido na Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, pelos jovens João Pedro Gomes, Patrícia Crus e Maria de Castro,e que está a representar Portugal na European Union Contest for Young Scientists (EUCYS).
O projeto dos jovens de Ovar consiste na produção sustentável de bioplástico a partir de materiais naturais, tendo-se destacado na Mostra Nacional de Ciência, realizada em junho, no Porto.
A final europeia está a decorrer, até 18 de setembro, em Sofia, na Bulgária. Além da equipa da região de Aveiro está, também, em prova uma outra equipa portuguesa. São alunos do Colégio Valsassina, em Lisboa, e apresentam o projeto "Microtoxinas: um macroproblema".
Promovido pela Comissão Europeia, este concurso conta com 100 projetos, oriundos de 39 países levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química ou Física.