A Câmara Municipal de Aveiro realiza a inauguração da requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, este sábado, dia 13 de maio, pelas 16h00, na nova Avenida – Praça (junto à estátua do Soldado Desconhecido).
Tratou-se de um investimento no valor de 4.346.879€, “que renovou por completo o perfil da Avenida, das ‘Pontes’ até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão, proporcionado por passeios amplos, com larguras superiores a 5 metros em toda a sua extensão e a redução das vias de circulação automóvel e a limitação da velocidade, para o máximo de 30km/h”, destaca a autarquia, em comunicado.
“Ao nível da gestão do tráfego, de realçar ainda a retirada dos semáforos e a colocação de pequenas rotundas, que possibilitam assim o atravessamento da Avenida, sem ter de a percorrer longitudinalmente, entre muitos outros contributos para o desenvolvimento urbano desta importante zona da cidade”, acrescenta a edilidade.
Avenida “mais humana”
Com esta requalificação a Câmara de Aveiro acredita ter “valorizado e rentabilizado os usos e a imagem da avenida, aumentado o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores, valorizando o seu património e garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes”.
As árvores da velha avenida foram transplantadas para outros espaços verdes do Município, nomeadamente o Parque da Cidade de Aveiro (Parque dos Amores) e o Parque Aventura, em Esgueira, é garantido.
Valorização patrimonial
Na componente da valorização patrimonial, a edilidade destaca “o troço entre os edifícios da Antiga Capitania e do antigo Banco de Portugal, com um piso homogéneo e à mesma cota, dando primazia ao peão, e a nova Avenida – Praça onde foi recolocado o Monumento ao Soldado Desconhecido, aproximando-o das pessoas e criando novas ofertas de zonas de estar, paragens de autocarros e praça de táxis”.
Esta é uma obra integrada no PEDUCA – Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, com financiamento pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020 através do FEDER, no valor de 3.546.519€.
Condicionamentos de trânsito
Procurando que o próximo sábado seja o dia de vivência plena da Avenida Dr. Lourenço Peixinho pelos Cidadãos e no quadro da iniciativa Open City que também se realiza neste dia, a CMA decidiu vedar ao trânsito automóvel parte do circuito da Avenida nos dois sentidos.
Assim, o trânsito estará cortado entre a Praça General Humberto Delgado / Rotunda das “Pontes” e a rotunda do cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Eng.º Oudinot. Nesta mesma rotunda apenas estará limitado o trânsito para entrada na Avenida, sendo por isso permitido o seu atravessamento.
De forma oposta, não serão permitidos atravessamentos na rotunda do cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Dr. Alberto Souto e a Rua Eng. Silvério Pereira da Silva.