AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Bibliotecas de Ílhavo reúnem promotores do livro e da leitura

Região

No âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI) promove a segunda edição das Jornadas RBI sob o tema “Livros inquietantes. Leituras desafiantes” nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Com a orientação científica de Sara Reis da Silva, este segundo encontro, além de formativo, será uma oportunidade de partilha de conhecimentos, estratégias, reflexões e práticas em torno do livro e da leitura, proporcionando recursos para o desenvolvimento das diferentes literacias, em contextos formal e não formal.

No primeiro dia das jornadas, 18 de maio, às 21 horas, haverá uma sessão dirigida ao público em geral, em especial crianças maiores de três anos e famílias. Alda Casqueira e Anabela Cura apresentam “Canta Comigo, Leio Contigo: Livros, melodia & companhia”.

No dia 19, sexta-feira, as jornadas abrem com as intervenções de Maria João Filipe, do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, e de Andreia Brites, subcomissária do Plano Nacional de Leitura. Seguem-se duas mesas – a primeira sobre “Um livro, um desafio” e a segunda, “Com as mãos nos livros (mediação leitora)”.

No dia 20, sábado, as jornadas contam com a presença de vários de investigadores de literatura para a infância, como Ana Margarida Ramos e Emanuel Madalena, e da escritora e editora Isabel Minhós Martins.Também neste dia realizam-se as Oficinas Paralelas "Livros nas pontas dos dedos".

As Jornadas RBI contam com a intervenção de mediadores de leitura, investigadores, escritores, editores e artistas especializados na área da promoção do livro e da leitura, de reconhecido mérito nacional e trabalho.

As jornadas têm como destinatários mediadores de leitura, técnicos de biblioteca, bibliotecários, professores e educadores, sendo uma formação acreditada/certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAECIVOB).

As inscrições para as jornadas podem realizar-se até 16 de maio, através do website da Biblioteca Municipal de Ílhavo (bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt), onde também pode ser consultado o programa completo. Para mais informações, os interessados podem contactar a Biblioteca Municipal de Ílhavo através do número 234321103 ou do email biblioteca_municipal @cm-ilhavo.pt

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.