A startup KIT-AR, empresa incubada no PCI Creative Science Park Aveiro Region, e focada em eliminar os erros humanos nas linhas de produção, foi reconhecida com o prémio “Born From Knowledge” pela excelência do seu trabalho de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e do conhecimento científico e tecnológico aplicado ao seu produto.
Das mais de 190 startups candidatas, a KIT-AR foi selecionada durante a final do Prémio EmpreendedorXXI, promovido pela CaixaBank, ENISA e Banco BPI.
“É uma honra sermos reconhecidos pelo nosso compromisso com a excelência em Investigação e Desenvolvimento. Na KIT-AR, acreditamos que promover a inovação na indústria é essencial, não só para as empresas poderem alcançar os seus objetivos de forma mais eficiente, como para apoiar novas práticas de trabalho que valorizem todo o trabalhador fabril”, partilhou Manuel Oliveira, CEO e cofundador da KIT-AR. “Temos muita expetativa em testemunhar o impacto crescente que as nossas atividades de I&D terá no desenvolvimento dos nossos produtos e nas vantagens de negócio que lhes poderemos trazer, sempre de forma sustentável”, finalizou.
“É com grande orgulho que a Agência Nacional de Inovação volta a distinguir, através do BfK Awards, projetos que contribuem para um futuro melhor da nossa economia e sociedade. A KIT-AR é um desses exemplos: uma empresa que, embora em início de atividade, já contribui para o desenvolvimento inovador e tecnológico de um dos setores que mais aposta em I&D no nosso país e que tem uma maior representatividade no nosso Produto Interno Bruto e nas nossas exportações. A Realidade Aumentada aplicada aos processos produtivos, permite não só reduzir erros e imprimir maior rapidez aos mesmos, como também reduzir custos”, refere António Grilo, presidente da ANI.
Desde 2018 que a KIT-AR procura reduzir os custos de má qualidade na indústria produtiva, sendo que tem projetos em curso com marcas como OGMA, Volkswagen Autoeuropa e outras entidades de referência do setor automóvel e aeroespacial.