AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Xavier Zarco vence Prémio Literário Aldónio Gomes

Literatura

O escritor Xavier Zarco, com o texto "Cerca à minha fonte de Hipocrene", é o vencedor do XII Prémio Literário Aldónio Gomes (2023), iniciativa da Universidade de Aveiro (UA). Esta edição do Prémio foi dedicada à poesia.

Pedro Baptista, que assina as suas obras como Xavier Zarco, estreou-se em 1998 com "O livro dos murmúrios". Até ao momento já editou cerca de 30 obras e recebeu vários prémios entre os quais: Prémio de Poesia Vítor Matos e Sá – 2004 e 2007; Prémio de Poesia do Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage – 2005 e 2010; Prémio de Poesia Raúl de Carvalho – 2005; Prémio Literário da Lusofonia – 2007; ou Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama – 2017.

Em 2011, o autor editou no Brasil toda a obra já publicada em Portugal, sob o título: "Viagem pelos livros" (escrituras). Com o seu último livro, "Como se para um espelho de Bashô", ganhou o Prémio de Poesia Judith Teixeira (Edições esgotadas, 2022).

Prémio Aldónio Gomes

O Prémio Literário Aldónio Gomes é promovido pelo Departamento de Línguas e Culturas e pela UA, desde 2012, e nasceu para estimular a criação literária, apoiar a revelação de novos autores e honrar o pedagogo Aldónio Gomes, insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado à UA.

Em cada ano, o prémio é dedicado a um género literário diferente e o seu vencedor é anunciado a 22 de maio, dia em que se assinala o Dia do Autor Português.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.