A iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente, promovida pela Câmara de Aveiro, regressa de 5 a 11 de junho ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O Parque da Cidade de Aveiro (Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço principal para miúdos e graúdos, num evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos o acesso e o contacto com atividades de educação ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do meio ambiente e do planeta.
Para os mais novos, a autarquia aveirense preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.
Início da operação “BioAveiro”
A edição de 2023 da EcoAventura fica marcada com o arranque da operação “BioAveiro – Recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos”, no dia 5 de junho.
A recolha seletiva de biorresíduos porta-a-porta no canal Horeca do município de Aveiro visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos resíduos alimentares serem separados na origem e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
No dia 6, terça-feira, o destaque vai para a apresentação pública do “PMAC – Plano Municipal de Ação Climática”, pelas 16h00, no ATLAS Aveiro. O PMAC constitui-se como um instrumento de gestão do território que consideramos de relevante importância, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação e mitigação das alterações climáticas.
Este é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas.
Feriado e fim de semana com diversas atividades
Destaque, também, para a apresentação do “Bioaveiro – projeto de compostagem doméstica” às 11h00 do dia 8 de junho, em São Jacinto.
Serão feitas duas demonstrações do Instituto Confúcio-Universidade de Aveiro e Associação de Artes Marciais de Aveiro: 17h00 no dia 8 e 17h30 no dia 11, no jardim da Baixa de Santo António.
No dia 10 de junho, sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único. Ainda no dia 10 serão promovidas duas sessões do “Repair Café – ReparArte” no Parque Infante D. Pedro (inscrição em https://www.veolia.pt/eco-aventura-2023).
Nos dias 7 e 10 de junho, pelas 22h00, o CMIA recebe “Um passeio pelo céu (astronomia)”.
Sábado e domingo o Parque Infante D. Pedro acolhe o Mercado de Trocas, das 10h00 às 19h00 e o Teatro de marionetas “Deserto”, sempre às 16h30.
No domingo, dia 11 de junho, acontece uma visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e o passeio de bicicleta com saída do Parque Infante D. Pedro pelas 11h00. Inscrição em www.veolia.pt/eco-aventura-2023<http://www.veolia.pt/eco-aventura-2023>.
No mesmo dia, às 15h00, será apresentado o Hino do Ecocentro Municipal, no “Concerto Recicloma” no Parque Infante D. Pedro. Nos três dias (8, 10 e 11 de junho) haverá, em duas sessões (10h30 e 14h00), o espetáculo itinerante “MUSKO” no Parque da Cidade.