AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A Mealhada tem uma microbiblioteca em forma de cabine telefónica

Literatura

O Jardim Municipal da Mealhada conta, desde quinta-feira, com uma Cabine de Leitura. Dentro de uma típica cabine telefónica, estão agora disponíveis livros, que podem ser levantados, sem restrições burocráticas ou de horário.

Esta microbiblioteca inicia com 256 livros (254 oriundos da Biblioteca Municipal da Mealhada e dois oferecidos pela Fundação Altice, parceira do projeto), distribuídos em cinco prateleiras, com obras que vão desde os livros temáticos à literatura estrangeira, da literatura portuguesa (não só de autores portugueses como dos que escrevem em português), à literatura infantil.

Sobe o lema “Levar, ler e devolver”, o que se pede à comunidade de utilizadores é isso mesmo: que leve o livro, o leia, o devolva e, se possível, que enriqueça o espaço com a doação de obras. O projeto, que resulta da parceria da câmara municipal da Mealhada com a Fundação Altice, visa “fomentar o gosto pela leitura, tornar fácil o acesso aos livros”, explicou Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia.

Maria de Belém, conselheira da Fundação Altice, presente na inauguração, sublinhou o simbolismo destas antigas cabines reconvertidas em bibliotecas para a promoção da leitura e da cultura e apelou “ao respeito pelo livro e pelo acesso de todos os outros, numa cultura de cidadania responsável que se pretende instituir”. Queremos cidadão ativos e responsáveis”, referiu.

O livro de registo, cujo utilizador pode ou não preencher, foi inagurado por Maria de Belém, e pelos primeiros utilizadores da cabine que não só levaram livros, como já deixaram alguns que trouxeram de casa.

Nesta parceria, a Fundação Altice fornece a cabine transformada em biblioteca, cabendo à autarquia a manutenção da mesma e a disponibilização dos livros. Neste momento são já 30 as cabines espalhadas pelo país.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.