Na semana em que se assinalou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o município de Albergaria-a-Velha iniciou um projeto de Compostagem Comunitária, denomimado “Albergaria A-verde a Compostar”.
Um grupo de 25 participantes conheceu o funcionamento do compostor instalado na Vila das Laranjeiras e recebeu os baldes para a separação dos biorresíduos. Seguiu-se a assinatura dos protocolos e a entrega dos cartões de acesso controlado, bem como uma formação explicativa para o sucesso do composto a produzir.
A vereadora do Ambiente, Sandra Almeida, incentivou à participação neste Projeto Piloto, bem como à candidatura aos 350 compostores domésticos que o Município tem disponíveis para entrega. Referiu também o objetivo do município de cumprir com as metas da União Europeia na redução dos resíduos e na reciclagem.
O presidente da Câmara Municipal António Loureiro reforçou que a participação ativa dos munícipes contribui para o sucesso das metas a atingir na redução da produção de resíduos. “O futuro passa pela diferenciação positiva em relação a quem colabora com esta iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental. Uma Albergaria A-Verde só é possível com o entusiasmo dos munícipes na contribuição para um futuro mais sustentável”, realçou.