Um total de 2.000 árvores autóctones vão ser entregues aos cuidados dos alunos, professores e funcionários da Universidade de Aveiro (UA), no próximo dia 2 de outubro. Estas árvores ficam ao cuidado destes até fevereiro, altura em que serão utilizadas na reflorestação de áreas do município de Estarreja.
São carvalhos-alvarinhos, amieiros, freixos, salgueiros e choupos, que ajudarão na recuperação da floresta autóctone portuguesa e da biodiversidade que dela depende. Em causa está o projeto “Plantar o Futuro”, organizado pela associação Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o município de Estarreja.
Esta iniciativa representa um movimento pela defesa e promoção da floresta autóctone e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios, regulação e melhoria do clima e conservação da biodiversidade. O projeto pretende mudar o papel dos jovens na defesa da natureza, desde a ocasião em que adotam as pequenas árvores até ao momento em que, pelas suas próprias mãos, as plantarão em zonas desflorestadas.
Este que é um dos maiores projetos universitários de reflorestação em Portugal, nasceu por iniciativa dos alunos de Biologia da UA e já conta com cinco anos de história, com a participação e envolvimento de centenas de jovens universitários e com milhares de árvores plantadas na Mata Nacional do Buçaco, Albergaria-a-Velha, município de Lousada e município de Estarreja.
O reitor, Paulo Jorge Ferreira, juntamente com representantes da câmara municipal de Estarreja, vão entregar, simbolicamente, as primeiras árvores, ao início da tarde de dia 2 de outubro, aos padrinhos e madrinhas das árvores.
Junto com estas os alunos receberão um pequeno kit com instruções sobre como tratar das árvores bem como informação sobre a floresta portuguesa. Durante o decorrer do projeto terão ao seu serviço uma “linha de apoio”, prestada pelo Núcleo e Estudantes de Biologia - AAUAv para os ajudar na importante tarefa de cuidar das suas árvores.
Em fevereiro, após a época de exames, os alunos serão convidados a participar nas ações de reflorestação a decorrer em Estarreja, sob a orientação técnica da Agora Aveiro, e Associação BioLiving.