Com o ano letivo a terminar, a Escola Profissional de Aveiro desafiou-se a fazer uma Mega Recolha de Beatas, no âmbito do projeto “V Volta da Educação à Região de Aveiro” e do projeto “CleanUp Aveiro” da Agora Aveiro. Desta forma, realizou-se uma mega recolha de beatas, em simultâneo, nos 11 municípios de Aveiro, entre os dias 24 e 26 de maio.
As ações foram dinamizadas por todos aqueles que se mostraram verdadeiramente interessados em ajudar o ambiente, mobilizando 297 alunos e professores. Durante os três dias foram recolhidas, aproximadamente, 40.370 beatas, tendo sido percorrido um total de 59,4 quilómetros. De salientar que a “Rede Biataki”, parceira do projeto “CleanUp Aveiro” forneceu um garrafão graduado com a capacidade de 20 litros, que permite fazer a contagem de betas recolhidas, sabendo que 1 litro corresponde a 500 beatas. Posteriormente as beatas recolhidas são, então, depositadas no “Beatão”, que se encontra de momento no edifício sede da Escola Profissional de Aveiro, com o intuito de ser feito o tratamento dos seus resíduos.
O "CleanUp Aveiro" é um projeto da Agora Aveiro realizado em colaboração com o Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Mário Sacramento, Clã Universitário de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Rede Biatakí, BioLiving, Município de Ílhavo e coorganização da Escola Profissional de Aveiro. Conta com o patrocínio da Grestel S.A., enquanto "Main Partner". Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..
Créditos da foto: Helder Berenguer