AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Músico xullaji estreia “Templo de Sílica” em Ílhavo

Palcos

Este sábado, 29 de julho, pelas 21h30, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe a estreia absoluta do espetáculo “Templo de Sílica”, uma criação do rapper xullaji para o coletivo Peles Negras Máscaras Negras, que é resultado do primeiro Acampamento do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

O espetáculo, que combina música, teatro e vídeo, é um ensaio em aberto sobre tecnolatria, fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia da humanização das máquinas e da robotização dos humanos.

O rapper Nuno Santos, que assumia o nome Chullage e agora é xullaji (ou prétu), autor de “Rapresálias” e “Rapressão”, discos emblemáticos na história do rap em Portugal, acumula as funções do poeta, ator, músico multiversado. Em “Templo de Sílica” parte de textos escritos e reescritos desde 2012 agora ditos, cantados, rappados, contracenados, projetados em vídeo, disparados aúdio e interpretados por sete pessoas em palco e um incalculável número de vozes ancestrais, para colocar em palco uma crítica à ligação obsessiva das pessoas com a tecnologia.

xullaji foi o primeiro artista em Acampamento no Município de Ílhavo, numa lógica de residência artística prolongada em que se estabelece uma relação de longo prazo com o território, se criam novas propostas para apresentar nos espaços do projeto e que se prolongam, depois, em digressão. Ao longo dos últimos meses, o rapper montou um estúdio nómada de criação musical, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, onde trabalhou com músicos da comunidade local que tiveram oportunidade de produzir, misturar e masterizar os seus projetos sob a sua orientação.

Os bilhetes para a estreia de “Templo de Sílica” custam 8 euros, com vários descontos aplicáveis, e estão à venda nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na bilheteira da BOL.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.