AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Atleta de Anadia conquista prata na Taça Internacional de Tricicleta

Atletas

Sandra Semedo, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou uma medalha na Taça Internacional de Tricicleta, realizada na Dinamarca. A atleta, que disputa a classe T72, alcançou a prata na prova dos 800 metros, tendo ainda chegado às finais dos 100, 400 e 1500 metros, cimentando ainda mais o seu nome como um dos maiores da disciplina a nível mundial.

Com estes resultados, Sandra Semedo encerra em alta uma época em que já tinha alcançado outros resultados de grande relevo em representação de Portugal – com três medalhas nos Jogos Mundiais da IWAS (International Wheelchair and Amputee Sports Federation) – e três títulos de campeã nacional.

A triciclista apresenta agora no seu currículo nesta competição (anteriormente também realizada sob a designação de Campeonato do Mundo) um total de nove medalhas, em quatro participações. Contabilizando todas as competições continentais e intercontinentais em que esteve, já subiu ao pódio por 16 vezes, num palmarés de que constam ainda 34 títulos de campeã nacional e sete recordes de Portugal.

Sandra Semedo, de 35 anos e residente em Anadia, começou a praticar tricicleta em 2012, realizando todo o seu percurso desportivo na APCC e tendo como treinadora Ana Nunes, que também marca presença na Taça Internacional enquanto selecionadora de Portugal. Na convocatória para esta prova, teve a companhia dos atletas Ana Cláudia Couto, André Pinto, João Lomar e Samuel Omoruyi.

Na época 20022/2023, esta foi a segunda participação de uma atleta da APCC numa competição internacional, depois de, em meados deste mês, Ana Laura Ferreira ter marcado presença no Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia. Em setembro próximo, esse número subirá para três, quando Matilde Gaspar integrar a Seleção Nacional de natação, que irá disputar o Campeonato da Europa para Síndrome de Down.

As provas da Taça Internacional de Tricicleta 2023 decorreram entre os dias 23 e 25 de julho, sob a égide da World Abilitysport, entidade cujas organizações fundadoras estiveram na origem do movimento paralímpico. Correspondeu à vertente competitiva do Frame Running Development Camp, que se realizou no município de Frederiksberg e juntou atletas, treinadores e acompanhantes para uma semana de corridas, treinos conjuntos, formação de técnicos e atividades sociais.

A tricicleta é uma disciplina do atletismo adaptado em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.