AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Há um novo moliceiro na ria e presta homenagem a dois vaguenses

Região

No último sábado, dia 19 de agosto, no espaço envolvente da Quinta do Ega, em Vagos, reuniram-se centenas de pessoas para receber o barco moliceiro “Os Violas”, que atracou no ancoradouro da Ponte de Fareja, após a hora do almoço.

Este barco foi gerado pelo sonho de um homem, natural de Fonte de Angeão, Natalino Marques Estanqueiro. Desde jovem emigrado, e empreendedor, tendo tido berço junto à ria, e ao Rio Boco, e criado no seio de uma família ligada à agricultura e à apanha e comercialização do moliço, mandou construir um barco moliceiro, para homenagear o seu pai e o seu tio, de alcunha “Os Violas”, assim como a gente desta região que se dedicavam a esta atividade. Este sábado, junto com a sua família e amigos, viu o seu sonho concretizar-se.

Natalino Estanqueiro efetuou a doação do barco ao Município de Vagos, que, para oficializar o acto, organizou uma cerimónia oficial, tendo a embarcação chegado por via fluvial.

Do programa constou, para além da atracagem do barco, à vela, no ancoradouro da Ponte de Fareja; a interpretação musical, de violino e viola, efetuada por Diogo Sarabando e Beatriz; a actuação do Rancho Folclórico de Fonte de Angeão, acompanhado por degustação de produtos locais. Contou com a intervenção do doador do barco, Natalino Marques Estanqueiro, e do presidente do Município de Vagos, Silvério Regalado, que no final assinaram o contrato de doação.

Tomou, ainda, da palavra o presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, enaltecendo este acto que aproximou, ainda mais, estes dois municípios, situados em pólos opostos da Ria, mas que muitas relações comerciais realizaram no passado, baseados na actividade da apanha do moliço.

A embarcação encomendada ao mestre Construtor Naval, José Rito, da Torreira, tendo sido decorada pelo artista plástico murtoseiro, José de Oliveira.

Foi o próprio mestre que a tripulou, transportando as comitivas representativas do Município da Murtosa e de Vagos, distribuídas por mais dois barcos moliceiros, realizando o trajecto entre a Torreira e Vagos.

* Créditos das fotos: Jorge Gomes e Etelvina Almeida
Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.