No último sábado, dia 19 de agosto, no espaço envolvente da Quinta do Ega, em Vagos, reuniram-se centenas de pessoas para receber o barco moliceiro “Os Violas”, que atracou no ancoradouro da Ponte de Fareja, após a hora do almoço.
Este barco foi gerado pelo sonho de um homem, natural de Fonte de Angeão, Natalino Marques Estanqueiro. Desde jovem emigrado, e empreendedor, tendo tido berço junto à ria, e ao Rio Boco, e criado no seio de uma família ligada à agricultura e à apanha e comercialização do moliço, mandou construir um barco moliceiro, para homenagear o seu pai e o seu tio, de alcunha “Os Violas”, assim como a gente desta região que se dedicavam a esta atividade. Este sábado, junto com a sua família e amigos, viu o seu sonho concretizar-se.
Natalino Estanqueiro efetuou a doação do barco ao Município de Vagos, que, para oficializar o acto, organizou uma cerimónia oficial, tendo a embarcação chegado por via fluvial.
Do programa constou, para além da atracagem do barco, à vela, no ancoradouro da Ponte de Fareja; a interpretação musical, de violino e viola, efetuada por Diogo Sarabando e Beatriz; a actuação do Rancho Folclórico de Fonte de Angeão, acompanhado por degustação de produtos locais. Contou com a intervenção do doador do barco, Natalino Marques Estanqueiro, e do presidente do Município de Vagos, Silvério Regalado, que no final assinaram o contrato de doação.
Tomou, ainda, da palavra o presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, enaltecendo este acto que aproximou, ainda mais, estes dois municípios, situados em pólos opostos da Ria, mas que muitas relações comerciais realizaram no passado, baseados na actividade da apanha do moliço.
A embarcação encomendada ao mestre Construtor Naval, José Rito, da Torreira, tendo sido decorada pelo artista plástico murtoseiro, José de Oliveira.
Foi o próprio mestre que a tripulou, transportando as comitivas representativas do Município da Murtosa e de Vagos, distribuídas por mais dois barcos moliceiros, realizando o trajecto entre a Torreira e Vagos.
* Créditos das fotos: Jorge Gomes e Etelvina Almeida