O executivo municipal aprovou, esta quinta-feira à noite, o projeto de execução e a abertura do concurso público para requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. A empreitada tem pelo valor base de 4.502.000 euros (+IVA) e um prazo previsto de execução de 16 meses.
O projeto de requalificação “desenha um perfil que confere uma grande unidade a toda a avenida, das ‘Pontes’ até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão, proporcionado por passeios amplos, com larguras superiores a 5 metros em toda a sua extensão”, destaca a autarquia.
O espaço destinado aos veículos foi reduzido, passando as vias de circulação a deter as medidas mínimas (3,25 metros na faixa de rodagem para transportes públicos e ciclovia e 3 metros na faixa de rodagem normal) e limitação da velocidade para o máximo de 30km/h.
O projeto da nova avenida, acrescenta ainda a edilidade, prevê duas faixas de rodagem com duas vias em cada sentido e uma zona de estacionamento em paralelo à via, também em cada sentido, junto aos passeios. Também serão construídas duas rotundas (ver imagens).
A câmara municipal de Aveiro diz que pretende, com esta requalificação, “valorizar e rentabilizar os usos e a imagem da Avenida, aumentado o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores, valorizando o seu património e garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes”.
Na mesma reunião foi também aprovado o projeto de requalificação do Rossio, que continua a suscitar críticas. Vários cidadãos, nomeadamente elementos do movimento “Juntos pelo Rossio”, marcaram presença na reunião pública camarária. Elementos do movimento garantiram, mesmo, que a luta irá continuar.