A associação Agora Aveiro volta a desafiar a comunidade académica a marcar a diferença através do projeto Plantar o Futuro, que vai já para a sua quinta edição. Alunos, professores e funcionários da Universidade de Aveiro são, novamente, convidados a adotar uma árvore nativa, cuidar dela e, por fim, plantá-la e ajudar a erguer uma floresta.
O projeto nasceu em 2014 como “Biologia a Plantar o Futuro”, por iniciativa da Comissão de Faina de Biologia da Universidade de Aveiro. Em 2017, a sua gestão transita para a Agora Aveiro e, em 2018, o “Plantar o Futuro” assenta as suas primeiras raízes.
Desde 2014, somando os resultados do “Biologia a Plantar o Futuro” e “Plantar o Futuro”, contabilizam-se perto de 4.000 “adotantes” e mais de 6.000 árvores plantadas por cerca de 700 voluntários na Mata Nacional do Bussaco e nos municípios de Albergaria-a-Velha, Lousada e Estarreja.
Como este ano não poderia ser diferente, vão ser entregues, no próximo dia 4 de outubro, entre as 14h00 e as 17h00, centenas de medronheiros, sobreiros, loureiros e, claro, carvalhos-alvarinhos, a todos os membros da comunidade académica que aceitem o desafio de adotar uma árvore e cuidar dela até que seja a hora de plantar o futuro!
A página do projeto, e guia de apoio, podem ser consultados em: https://agoraaveiro.org/plantarofuturo.
O "Plantar o Futuro" é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja.
* Créditos da foto: Helder Berenguer