AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Biblioteca de Estarreja há 19 anos a alimentar o imaginário da comunidade

Região

Outubro é sinónimo de promoção dos hábitos de leitura no município de Estarreja. Entre exposições, sessões de contos ou um jantar literário, a programação do mês em que se assinala a passagem de 19 anos desde a inauguração da Biblioteca Municipal, aposta num programa diferenciado em torno de livros e histórias para pequenos e grandes leitores.

Vinho será a palavra-chave do jantar literário “Vinho a nós” com Ana Lage & Bru Junça (6 de outubro, às 20h). O convite é feito para sentar à mesa numa partilha de histórias, tradições, memórias, contos e, claro está, vinho, como elemento associado a um vasto repertório de histórias, anedotas, cantigas e outros textos que permanecem vivos no imaginário português. A inscrição é obrigatória.

“Numa época em que são cada vez maiores os desafios na promoção da cultura e da literacia junto da comunidade, nunca é demais enaltecer o papel da Biblioteca Municipal enquanto ‘casa de conhecimento’ por excelência”, afirma a vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, que não esquece “o trabalho contínuo feito, dia após dia, ao longo destes 19 anos de portas abertas para fidelizar públicos e tentar trazer novos utilizadores para dentro deste espaço cultural”.

Mantendo a aposta na diversificação de públicos, o programa conta com a inauguração da exposição do “Entre Agulhas - Quem conta um conto...# (6 de outubro, às 15h00), que conta com a presença de Bru Junça e a participação de utentes das IPSS locais envolvidos na criação de 11 livros de tecido. Para ver até 25 de novembro. Para as famílias, a sessão de contos (7 de outubro, às 10h30) deste mês está a cargo de uma das mais relevantes contadoras de histórias da atualidade, Bru Junça. O momento alia a palavra e o encantamento; o livro e a voz; o olhar e a escuta.

Fora das páginas dos livros, mas próxima da comunidade

A celebração continua, por outubro adentro, desta feita longe dos aglomerados de letras impressos nas páginas dos livros, mas sempre próxima da comunidade. A 21 de outubro (12h00), a BME acolhe mais um Encontro Dress a Girl Estarreja, um movimento solidário que convida a comunidade a uma ação conjunta de costura para a criação de vestidos e calções destinados a crianças carenciadas de todo o mundo. Também de agulha e dedal serão passados os dias 28 de outubro, 4 e 18 de novembro, com o Curso de Iniciação à Costura Criativa, lecionado por Amélia Fragoso. A inscrição é obrigatória e máquina de costura, tesoura, agulha e alfinetes estão entre os materiais necessários.

Com a tónica na saúde e no bem-estar, o workshop de saúde natural para crianças e adultos, com Sofia Loureiro - autora do bestseller Guia de Remédios Naturais para Crianças - acontece a 21 de outubro (14h30).

A encerrar as comemorações do aniversário da BME, há lugar ainda às Histórias em Família - "Ao toque da palavra", com Rosa Gonçalves (28 de outubro, às 11h00).

Ao longo de 19 anos de portas abertas, a Biblioteca Municipal de Estarreja (BME) está perto de atingir a marca dos 10.500 utilizadores inscritos. Em quase duas décadas de funcionamento, e com um total de documentos inscritos no seu fundo documental de 93 mil registos, são mais de 216 mil os títulos emprestados, entre livros, dvd’s, discos, jornais, revistas e outros materiais.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.