AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Gestão da ria, floresta e educação em destaque no Congresso da Região de Aveiro

Política

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) realiza de 15 a 24 de outubro, por toda a região, o Congresso da Região de Aveiro 2023, tendo como temas centrais a gestão da Ria de Aveiro, a educação, a floresta, os planos e projetos 2030, a cultura e o desenvolvimento social e económico.

No ano em que se celebram os 34 anos da região (16 de outubro) e à semelhança das edições anteriores, este será um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos da região, com passagem pelos 11 municípios que a compõem.

Este congresso ficará marcado pela já esperada saída de Ribau Esteves da presidência da CIRA, “após quase 22 anos a presidir à associação de municípios” – “caso único no país”, referiu o próprio autarca. A transferência de poderes, acertada logo após as últimas autárquicas, ocorrerá no Conselho Intermunicipal da CIRA, a realizar no dia 23, em Ovar.

A abertura do congresso acontece no dia de 15 de outubro, com o Concerto do Dia da Região de Aveiro, a cargo da Banda Filarmonia das Beiras, pelas 16h30, no Centro de Arte de Ovar.

No dia seguinte, segunda-feira, 16 de outubro, a sede da CIRA será palco da apresentação do projeto de ampliação do seu edifício, seguido de visita ao Centro de Interpretação do BioRia, para apresentação do Sistema Primário do Baixo Vouga Lagunar e da visita às obras das Infraestruturas Hidráulicas do Rio Novo do Príncipe, em Cacia.

De todo o programa destaca-se ainda a Conferência “Região de Aveiro – Planos e Projetos 2030”, no dia 18 de outubro no Cine Teatro Alba, com lançamento da Revista do Congresso “Região de Aveiro – 34 anos em Comunidade Intermunicipal” e que contará com a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A encerrar o programa, no dia 24 de outubro, terça-feira, o Centro de Artes de Águeda recebe a Conferência sobre o Desenvolvimento do Território.

Ações relacionadas com o Património Cultural Imaterial (19 de outubro) e Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, também fazem parte do programa que pode ser consultado em https://regiaodeaveiro.pt/ .

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.