Pelo 5.º ano consecutivo, o projeto “Plantar o Futuro” desafiou a comunidade académica da Universidade de Aveiro a adotar uma árvore nativa, cuidar dela, e ajudar a criar uma floresta. No dia 4 de outubro, no espaço de apenas três horas, a associação Agora Aveiro conseguiu mobilizar 922 participantes - alunos, docentes e funcionários da universidade -, número que ultrapassa o do ano passado (883 adotantes). No total, foram 930 as árvores nativas “adotadas”, mais 50 do que o ano passado.
“Este ano tivemos para adoção o carvalho–alvarinho (Quercus robur), mascote do projeto, o incrível sobreiro (Quercus suber), o destemido medronheiro (Arbutus unedo) e o valente loureiro (Laurus nobilis). Eles que são os verdadeiros campeões da restauração da floresta autóctone portuguesa e os defensores da biodiversidade que fazem da floresta o seu lar”, destaca a Agora Aveiro, em comunicado.
A associação aveirense faz questão de enaltecer as parcerias com a Faina Académica e a Associação Académica da UA, que ajudaram a “passar a palavra” e a mobilizar centenas de participantes para o projeto, com os cursos de Biologia, Engenharia Mecânica e Ciências Biomédicas a liderar a tabela. Mas os adotantes não foram apenas alunos - docentes, funcionários, investigadores e, este ano, pessoas externas à UA, aceitaram também o desafio de cuidar de uma árvore durante quatro meses.
O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como "Main Partner", a RODI Industries, a Floema e a Caetano Auto como “Golden Partners” e a SIRO - Substratos Profissionais, Casa Martelo e Cesta Cheia como “Silver Partners”.
É feito em parceria com a Comissão de Faina de Biologia, o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, a Faina Académica, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e o Exodus Aveiro Fest. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..
Créditos da foto: Joa?o Simo?es e Helder Berenguer