AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A Universidade e as suas vivências

Opinião

Quando pensam na Universidade, muitos alunos e as suas famílias pensam, sobretudo, na aquisição de saberes, nas saídas profissionais e, porventura, no estatuto social que um curso superior lhes confere. Efetivamente, as universidades proporcionam formações especializadas, que possibilitam aos estudantes aprofundar as matérias do seu interesse. Muitas profissões requerem uma licenciatura ou um grau superior. A Universidade permite realizar estágios profissionais e abre as portas a futuros empregos. Os dados estatísticos demonstram que, regra geral, aqueles com formação superior beneficiam de salários mais elevados. Sem dúvida, em certos contextos socioculturais, a posse de um diploma universitário é sinónimo de prestígio e é muito valorizada.

No entanto, a experiência universitária vai muito para além da frequência de um curso superior, concedendo outros benefícios, tangíveis e intangíveis, nem sempre reconhecidos, incluindo os seguintes:

Desenvolvimento de Competências - Mais do que matéria específica, os estudantes adquirem competências fundamentais, como organização pessoal e gestão do tempo, pensamento crítico, capacidades de comunicação, investigação, resolução de problemas, de trabalho em equipa e liderança. Crescimento Pessoal - A vida académica, é marcada pela convivência com uma multiplicidade de perfis e pela superação de desafios pessoais, promovendo a autodescoberta, a independência e a evolução individual. Formação de Redes de Contactos - Nas universidades, forjam-se amizades duradouras, potenciais associações profissionais e encontram-se mentores. Docentes, antigos alunos e colegas são contactos futuros inestimáveis. Vivências Culturais e Sociais - O campus universitário é um melting pot de culturas, concepções e trajetórias. Este mosaico enriquece e amplia os horizontes dos alunos. Atividades Paralelas - Os estabelecimentos universitários oferecem um amplo leque de atividades lúdicas, culturais, artísticas e desportivas, associações estudantis e eventos, proporcionando experiências enriquecedoras. Oportunidades de Investigação - Para quem tem interesse em contribuir para a criação de conhecimento numa dada área científica, as universidades proporcionam recursos, mentoria e uma plataforma propícia ao desenvolvimento de estudos aprofundados. Paixão pelo Conhecimento - O conhecimento é um bem em si mesmo. Há quem frequente a Universidade por ter uma genuína paixão pelo conhecimento e desejar adquiri-lo num ambiente formal.

Importa, contudo, reconhecer que a Universidade não é o percurso ideal para todos. Representa um investimento significativo, tanto em termos de tempo como financeiramente. Algumas pessoas encontram sucesso e realização através de outros meios, como escolas profissionais, aprendizagens ou criando os seus próprios negócios. É crucial ponderar os objetivos individuais, circunstâncias e preferências ao decidir sobre a frequência universitária.

* Prof. Catedrático, Coordenador da Comissão Executiva dos Laboratórios Associados e Plataformista (artigo produzido no âmbito da conferência “A Universidade, Acessos e Vivências”, que a Plataforma Cidades promoverá, no dia 28 de outubro, em Ovar)

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.