É a quarta unidade produtiva do grupo Grestel e é apresentada como sendo "uma das fábricas de grés fino mais sustentáveis do mundo". A Ecogres foi inaugurada esta quarta-feira pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, numa cerimónia que contou ainda com a presença dos autarcas de Ílhavo e Vagos, João Campolargo e Silvério Regalado, respetivamente.
Localizada na Zona Industrial da Mota, em Ílhavo, esta nova unidade do grupo sediado em Vagos representa um investimento de cerca de 14 milhões de euros e permitirá criar 150 postos de trabalho. Numa primeira fase, irá produzir cerca de 15 a 20 mil peças por dia, mas o objetivo passa por, a médio prazo, atingir a fasquia das 30 mil peças do dia, anunciou a empresa.
"É uma fábrica de referência, do futuro", começou por destacar Ana Abrunhosa, a propósito da unidade que produz artigos de mesa, forno e acessórios de servir a partir de uma matéria-prima reciclada, num edifício que gera a maior parte da energia que consome, equipado e projetado de acordo com as melhores práticas ambientais - o próprio edifício surgiu da requalificação de uma antiga fábrica. Reconhecendo que o setor da cerâmica é, muitas vezes, associado a "uma grande pegada ecológica", a ministra refere que "é preciso dizer ao mundo que este é setor que há muito trabalha a sustentabilidade".
Por parte da empresa, este projeto é encarado como "o início de uma caminhada". Miguel Casal, CEO da Grestel, assume que a fábrica, que já foi construída a pensar na redução da pegada ecológica - desde o layout aos equipamentos, passando pela matéria-prima e pelo tratamento de águas -, tem projetos para chegar ao "objetivo final de zero desperdício".
Planos não faltam, mas urge encontrar soluções para alguns problemas que têm vindo a ser colocados aos empresários. É o caso da dificuldade "em fixar a massa trabalhadora", notou Miguel Casal, aproveitando a presença da governante, e dos autarcas, para alertar para necessidade de se olhar para o problema da falta de habitação na região. "A habitação é essencial para fixar os trabalhadores", vincou.
O grupo empresarial - que está, este ano, a comemorar o seu 25º aniversário - aproveitou a deslocação da ministra para inaugurar também o novo showroom da marca Costa Nova, localizado na Zona Industrial de Vagos.