Fátima Lopes Alves foi empossada, esta terça-feira, pelo Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, do cargo diretora do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO).
O seu programa de ação assenta em quatro objetivos estratégicos, que “têm como objetivo fundamental contribuir para melhorar e reforçar a posição da UA como instituição de ensino superior de ciência, investigação, tecnologia e inovação nas áreas transversais do ambiente e do ordenamento, a nível regional, nacional e internacional”.
O primeiro, é dedicado às pessoas e tem “o intuito de acrescentar valor aos membros da comunidade do DAO”. Dentro deste objetivo, cabe a intenção de “promover o bem-estar de toda a comunidade” daquele departamento, “recuperar o sentimento de pertença” e “promover a renovação do quadro de pessoal docente, a curto e médio prazo”, entre outras.
“Ciência + Interdisciplinaridade” é o segundo objetivo estratégico e visa acrescentar valor no ensino sob a marca daquele departamento. A proposta passa por “estimular e apoiar iniciativas para prevenir o abandono (drop-out) de estudantes, sobretudo ao nível do 1º ciclo de estudos, e aumentar a percentagem de estudantes que se graduam e a qualificação dos seus primeiros empregos”, assim como “estimular e apoiar as atividades destinadas ao ensino secundário para aumentar a atratividade da oferta formativa do 1º ciclo de estudos, ao nível regional”, entre outras ações.
O terceiro objetivo estratégico junta investigação, tecnologia e inovação. Entre as várias linhas de ação apresentadas, contam-se a intenção de “fomentar e apoiar a investigação de excelência”, “apoiar o investimento na requalificação e modernização dos laboratórios de investigação do DAO” e “fomentar e apoiar uma cultura virada para o empreendedorismo tecnológico e de inovação”. Fátima L. Alves assume, ainda, a intenção de “promover e apoiar mais oportunidades de transferência de conhecimento, transferência de tecnologia, valorização económica e inovação”, assim como “fomentar e apoiar a organização de eventos científicos nacionais e internacionais”.
Destaque, ainda, para o objetivo “Espaços + Modernidade”, que pretende acrescentar valor à governação e aos espaços do departamento e onde se inclui, por exemplo, a proposta de “s espaços sociais, salas de aula e laboratórios evoluírem “para áreas mais modernas, do ponto de vista tecnológico, da sua multifuncionalidade e dos seus jovens utilizadores que procuram espaços humanizados e modernos, aumentando o sentimento de bem-estar e de pertença”.
Fátima L. Alves é professora e investigadora da UA desde 2003, tendo participado e coordenado em diversos projetos de investigação. Entre abril de 2019 e setembro de 2022, foi presidente dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz. Assume agora um novo desafio, com a eleição para a direção do DAO.