AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Bairrada: Já são conhecidos os melhores vinhos e espumantes 2023

Vinhos

Organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), o Concurso de Vinhos e Espumantes 2023 realizou-se esta semana, no último dia de outubro, tendo a cerimónia de anúncio e entrega de prémios acontecido na sexta-feira, dia 3 de novembro, no frondoso Palácio da Borralha, em Águeda. Esta foi a edição com mais amostras de sempre, com 120 vinhos avaliados em prova cega por um painel de 14 jurados, que atribuiu a pontuação mais elevada ao Original Reserva branco 2020, fazendo deste grande vencedor deste ano. Do produtor Quatro Cravos arrecadou também a distinção de Melhor Branco da competição.

Destaque para os melhores de cada uma das seis categorias. No que toca aos espumantes, o Montanha Chardonnay & Arinto Grande Cuvée branco 2018 (Caves da Montanha) foi eleito o Melhor Espumante em absoluto e o Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto Natural branco 2021 (Aliança Vinhos de Portugal) arrecadou o título de Melhor Espumante Baga Bairrada. O já referido Original Reserva branco 2020 (Quatro Cravos) recebeu dois galardões, ao ser eleito o Melhor Branco, prémio ao qual somou o de Grande Vencedor do Concurso.

Do produtor Idálio de Oliveira Estanislau, estreante nestas lides, o Pedra Só 2022 ganhou na sua categoria, como Melhor Rosé, tendo-se o António Marinha Grande Reserva tinto 2017 (António Marinha Vinhos) destacado como Melhor Tinto. O Encosta da Criveira Reserva tinto 2021, de Isaura Conceição Reis, levou para casa a distinção de Melhor Vinho das Terras de Sicó. Estamos perante um IGP Beira Atlântico da sub-região que dá nome à categoria.

O Concurso de Vinhos e Espumantes da Comissão Vitivinícola da Bairrada - 2023 reuniu 120 amostras, 65 de vinhos tranquilos e 55 de espumantes. Foram atribuídas três dezenas de medalhas de ouro, 12 das quais a espumantes, 9 a vinhos brancos e igual número a tintos. Para avaliar estas referências com o selo de garantia e qualidade DO Bairrada (119) e IGP Beira Atlântico (1), a organização convidou reconhecidos enólogos da região e voltou a estabelecer uma parceria com a Associação Escanções de Portugal, que nomeou profissionais habituados a este tipo de provas.

Somaram-se ainda profissionais da restauração e um representante de media bairradino. Não de naturalidade, mas bairradino de alma e coração, o conceituado crítico de vinhos e jornalista Luís Ramos Lopes esteve ao lado de Pedro Soares, presidente da CVB, como diretor desta prova.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.