AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Salpoente apresenta a nova carta de Inverno no dia 18

Gastronomia

O restaurante aveirense Salpoente vai apresentar a sua carta de Inverno com um jantar especial, onde os clientes poderão conhecer em primeira mão, os pratos que os encantarão até março de 2024.

“Somos um restaurante de Aveiro virado para o mundo e pretendemos traduzir isso numa carta que envolva os que nos visitam. Realçamos cada vez mais o produto local e os sabores da nossa região na experiência que pretendemos passar ao cliente, conjugando estes, em diversas técnicas, com sabores da terra, mais ligados ao Inverno”, destaca o chef Duarte Eira.

Neste Inverno 2023/2024, Duarte Eira junta o pregado, a picanha e os milhos de Chaves como novas propostas, numa carta com várias novidades, mas onde nunca falha o clássico bacalhau e carne marinhoa para deleite de todos. As ofertas continuam semelhantes: o menu de degustação e o menu vegetariano ou a escolha à carta, em momento de conforto para provar até final do inverno.

Para apresentar algumas das novidades, irá decorrer no Salpoente o Jantar de Apresentação da carta de Inverno, no dia 18 de novembro, com reservas limitadas a 75 euros. Com abertura de portas às 19h30, o Salpoente quer surpreender e dar a conhecer aos presentes, em primeira mão, as técnicas, produto e conjugações de sabores de alguns dos pratos da nova carta, habilmente conjugados com os vinhos do Douro, Louvado.

Os presentes irão ser recebidos com um Cocktail Porto White Louvado e as boas-vindas do Chef. O jantar inicia-se com o Tataki de Atum e Sésamo, harmonizado com o Louvado Douro branco 2022 seguido de uma das novidades da carta, a conjugação de pezinhos com berbigão num formato de sanduíche, a Sanduiche de pezinhos e berbigão que será acompanhado pelo primeiro tinto, o Louvado Douro tinto reserva 2017.

Para pratos principais, a equipa do Chef Duarte Eira vai conjugar a proteína com sabores que identificam claramente o inverno nas terras frias. O Bacalhau, cogumelos e avelã, acompanhado com o Louvado Douro tinto reserva 2018 e de seguida os tradicionais Milhos de chaves, com entrecosto de porco de sorça, orelha de porco, linguiça e couve, harmonizados com o Louvado Douro tinto grande reserva 2015. A terminar, a sobremesa é a “Banana, amendoim e massa filo”, uma mousse de banana, crocante massa filo, gelado amendoim e crumble, sendo que a harmonização culmina com o Louvado Porto vintage 2016.

A carta irá manter alguns dos pratos mais conhecidos do restaurante, desde o taco de marinhoa ou as Ostras da Ria ao Bacalhau à Brás, conjugados com os novos pratos, onde entra o Pregado, um filete de pregado corado, molho peixe assado, tortelinis de peixe e enguia fumada emulsão de citrinos ou a Picanha, onde a carne é cozinhada a dois tempos, picle lombarda, cogumelos silvestres, puré topinambur e jus de carne, entre outros.

Os menus de degustação e o menu vegetariano estão disponíveis a 69,50 e a 44,50 euros, respetivamente.

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, no centro da cidade de Aveiro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.