AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Eça de Queiroz recordado no Centro de Congressos de Aveiro

Sociedade

No âmbito do programa Aveiro D’ Eça, a Câmara Municipal de Aveiro dedica esta quinta-feira, 23 de novembro, a recordar a vida e a obra de Eça de Queiroz com a apresentação da versão dramatúrgica d'Os Maias pela ÉTER – Produção Cultural, evento pedagógico que decorrerá no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e que se dirige aos alunos do ensino secundário das escolas do município.

Nesta adaptação dramatúrgica, salienta-se uma visão realista da obra e explora-se os ambientes românticos da Serra, louvados pelo maestro Cruges e pelo poeta romântico Tomás de Alencar, as estadias de Maria Eduarda no Hotel Lawrence e o encontro de Carlos Eduardo no Hotel Nunes com o raquítico Eusebiozinho e com o devasso jornalista Palma Cavalão e as suas espanholas.

A iniciativa pretende transmitir à comunidade escolar aveirense traços gerais da biografia do autor, a memória da sua passagem por Aveiro, a inspiração e a influência que Eça de Queiroz recebeu da arte e da sociedade, os enredos críticos e as personagens dramáticas ou cómicas que criou, marcas e estilo que o evidenciam na língua e literatura portuguesa.

O programa Aveiro D’Eça conta com a parceria das Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro e com o apoio da Fundação Eça de Queiroz, entidade que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz, instituição com quem o Município de Aveiro tem um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de programas de cooperação cultural de promoção do conhecimento da biografia e da obra do autor, que viveu parte da infância na casa dos avós paternos no lugar de Verdemilho, freguesia de Aradas, em Aveiro.

Canal Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.