AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Né Barros apresenta em Ílhavo espetáculo que combina dança e esgrima

Palcos

É já este sábado, 25 de novembro, a partir das 21h30, que a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe “Distante”, da coreógrafa Né Barros, espetáculo em que os intérpretes são bailarinos e, simultaneamente, praticantes de esgrima.

Integrado na série “Paisagens, Máquinas, Animais”, em que já tinham sido apresentadas as peças “IO” e “Neve”, “Distante” transforma os bailarinos em jogadores, convocando a técnica desta modalidade de combate para a reflexão sobre como evoluímos na forma como nos relacionamos corpo a corpo.

A peça parte, segundo Né Barros, “da ideia de um corpo-máquina que permita trabalhar num paradoxo do distante-próximo e que parte da técnica como ferramenta fundamental de humanização”.

Recorrendo também aos figurinos da esgrima, à sua estética e à coreografia das suas armas, movimentos e postura física, o espetáculo conta com a interpretação dos bailarinos Afonso Cunha, Beatriz Valentim, Bruno Senune e Vivien Ingrams, que receberam a orientação do treinador, antigo atleta olímpico e campeão de esgrima José Luís Guimarães para integrarem esta forma de combate milenar no contexto artístico.

Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora. Nos seus projetos colabora regularmente com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema, encenadores e músicos. Formou-se em dança clássica, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos EUA. É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, professora na ESAP – Escola Superior de Artes do Porto e convidada em diversas instituições. Doutorada em Dança, Master in Dance Studies, estudou Teatro e é cofundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project.

Os bilhetes custam 6,00€ e podem ser adquiridos nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou na bilheteira online da BOL.

* Créditos da foto: Pedro Figueiredo

Canal Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.