AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Poesia da Resistência em exposição na Junta de Esgueira

Sociedade

Mostra é o primeiro momento público do projeto europeu “Poetry of Resistance” e exibe os trabalhos de quase uma centena de jovens

A Cais 1515 - Associação Cultural tem patente, na Junta de Freguesia de Esgueira (Aveiro), a exposição Poesia da Resistência. Esta exposição é o primeiro momento público do projeto europeu “Poetry of Resistance” e exibe os trabalhos de quase uma centena de jovens de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. A exposição ficará patente até ao dia 30 de novembro e pode ser visitada entre as 09h00 e as 18h00 de cada dia. A entrada é gratuita.

 

O Poesia da Resistência é um projeto da Cais 1515 - Associação Cultural, em parceria com a Eurosud (Itália), com a Globers (Espanha) e com a IRMI (Alemanha) que visa promover a Memória Europeia e a participação ativa dos jovens, através da cultura e das artes, sobre o papel desempenhado pelos movimentos artísticos de resistência no combate às ditaduras do século XX.

 

A associação aveirense desenhou o projeto no início de 2022. Na base deste desenho estão as comemorações dos 50 anos do 25 de abril e a escala dos populismos por toda a Europa. Como associação cultural, a Cais 1515 colocou a tónica do projeto na preservação da memória dos movimentos artísticos de resistência na Europa, por acreditar ser uma forma eficaz e atrativa de envolver os jovens na vida cívica, criando oportunidades para novas conquistas democráticas baseadas na história europeia comum.

 

Para Bernardo Limas, coordenador de projetos na Cais 1515: “O Poesia da Resistência é, sem dúvida, o projeto mais feliz que saiu da minha cabeça e do meu coração. Não quis acreditar quando o projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, até porque somos um dos únicos dois projetos portugueses aprovados no âmbito do CERV. É para nós uma alegria e um prazer ver que agora o projeto chega ao seu primeiro momento público, fora dos círculos mais fechados onde estivemos a trabalhar até agora. Ver os resultados de quase meia centena de jovens serem exibidos publicamente e saber que tive a oportunidade de coordenar estes trabalhos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, foi algo fenomenal. Sou muito feliz a fazer projetos europeus e espero que este me dê mais motivação a mim, à minha equipa e todos aqueles que se quiserem juntar a nós para fazer coisas bonitas, pautadas pelo amor e pela congregação de esforços em prol da cidadania jovem ativa”.

 

Já Ricardo Barros, presidente da direção da Cais 1515, notou que “quando o Bernardo me desafiou para fundar a Cais 1515 em 2021, ainda com o mundo a braços com uma pandemia, já tinha muito claro aquilo que queria para a nossa associação: colocar Aveiro no centro da Europa. É bonito perceber que estamos a conseguir fazer isso. Já é o quarto projeto europeu que estamos a implementar e todos têm tido muito sucesso.”

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.