AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Boas Festas em Aveiro marcadas pelo arranque da Capital Portuguesa da Cultura

Sociedade

O município de Aveiro já deu a conhecer o programa de animação da quadra natalícia, que se estende, como é habitual, até ao São Gonçalinho

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o “Boas Festas em Aveiro” regressa esta sexta-feira, dia 1 de dezembro, com um programa para famílias que se estende até 15 de janeiro de 2024, celebrando assim, o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho. A abertura da edição 2023/24 do Boas Festas em Aveiro será feita, como já é tradicional, com o acender da iluminação de rua e da árvore de Natal com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, no dia 1 de dezembro, pelas 18h30.

 

A ligação da iluminação e da árvore de Natal será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício em simultâneo dos sinos das Torres sineiras do centro histórico. Haverá ainda o Desfile de Pais Natais em Barcos Moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova e integrará o espetáculo “Eis que chega o Natal!”. Este momento será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal com a Parada de Natal.

 

Arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura

 

Um dos maiores destaques do programa do “Boas Festas em Aveiro” é o arranque da programação da Capital Portuguesa da Cultura com a Passagem de Ano no dia 31 de dezembro a partir das 22h00 na zona do Canal Central e Antiga Capitania.

 

Aveiro despede-se de 2023 e dá as boas-vindas a 2024 numa festa que celebra a chegada do Ano Novo e de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura. Entre Rossio e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, recém qualificados, usando o leito do Canal Central e as fachadas Arte Nova, Aveiro transforma-se num palco único no país, que acolherá um fantástico espetáculo de muita luz, som, cor e alegria, acolhendo em festa o início de “Um Ano como Palco, Num cenário Infinito”.

 

Principais destaques

 

O Cais da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal onde poderá visitar o Pai Natal e ser entregue a Carta ao Pai Natal. Aos sábados, domingos, feriado (8 de dezembro) e dia 22 dezembro das 11h00 às 19h00 e de segunda a sexta-feira, exceto dia 22, das 17h00 às 19h00

 

Na presente edição do “Boas Festas em Aveiro”, as propostas de Natal são variadas e passam por um Espetáculo de Videomapping, Concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, Contos Encantados em espaços municipais, A Magia de Natal com espetáculos para toda a Família no Centro de Congressos e Artes de Rua.

 

Os Concertos de Boas Festas têm início no dia 2 de dezembro na Igreja das Carmelitas com “Fá Sentido | Ensemble Vocal Feminino”, a 7 de dezembro será a vez da Sé de Aveiro, com o Grande Coro pelos Coros de Aveiro, a 8 de dezembro, na Igreja do Carmo, com “Ars ad Hoc” de Arte no Tempo, a 15 de dezembro, na Igreja da Misericórdia contaremos com “Cupertinos” da Fundação Cupertino de Miranda e a fechar, a 16 de dezembro, na Igreja da Vera Cruz, com TetrAcord’Ensemble

Canal Publicidade

O programa inclui, ainda, o ”Concerto de Ano Novo 2024, Clássica After Hours” pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Martim Sousa Tavares e Pedro Lima, no dia 1 de janeiro às 18h00 e no dia 2 pelas 21h30 e o Concerto de Reis, pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, ambos no Teatro Aveirense.

 

As Festas de São Gonçalinho de 10 a 15 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho. A Câmara Municipal de Aveiro é entidade parceira deste evento.

 

Segundo destaca a autarquia em comunicado, "a programação assenta predominantemente em artistas, agentes e tecido associativo do setor cultural e criativo atuante em Aveiro, contribuindo-se, assim, para o desenvolvimento cultural sustentado da região".

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.