AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Francisco Lourenço entre os músicos que fecham os Festivais de Outono 2023

Palcos

 

Peças de Aaron Copeland, Béla Bartók e Dvorák constituem o programa do concerto de encerramento do Festivais de Outono 2023, dia 30 de novembro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense. A interpretação está a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA/UA), dirigidas pelo maestro Luís Carvalho. O solista será Francisco Lourenço, em viola d’arco. 

Os Festivais de Outono, iniciativa da Universidade de Aveiro (UA) que decorre desde o dia 27 de outubro, sob o lema “Sons do Centro”, encerra com um concerto em que será solista Francisco Lourenço, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2022, nível superior em Viola d´Arco, e do European Union of Musical Competitions for Youth Award (EMCY). Francisco interpretará o Concerto para Viola e Orquestra, Sz. 120, BB 128 de Béla Bartók.

Francisco Lourenço, diplomado pelo Conservatoire National Supérieur de Paris (CNSMdP) em 2022, com a classificação máxima por unanimidade, tem vindo a desenvolver uma promissora atividade musical, apresentando-se regularmente em prestigiados festivais, tanto a solo como em música de câmara ou orquestra. É atualmente músico da Orchestre de Paris, e desde 2021 Artist in Residence na Queen Elizabeth Music Chapel, sob a orientação de Miguel da Silva.

A Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA interpretam este programa.

As Orquestras de Cordas e Sopros do DeCA são constituídas pelos alunos instrumentistas dos cursos de Licenciatura e Mestrados em Música, incluindo-se nos planos curriculares dos respetivos cursos. Instituídas em 2005 com o objetivo de oferecer aos alunos formação em contexto de prática de conjunto, abordam repertório específico para sopros e cordas, juntando-se em momentos específicos durante o ano letivo para abordar também o grande repertório orquestral sinfónico e coral-sinfónico. Colaboram regularmente com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O maestro que vai dirigir este programa, Luís Carvalho, é também compositor e clarinetista, distingue-se como um dos mais versáteis músicos portugueses da sua geração. É docente da UA e doutorado em Música, também, pela UA. Tem recebido diversas distinções como o Prémio para o melhor aluno do curso (ESMAE/Porto/ 1994), o Troféu Prestígio pela sua carreira dedicada à música (2013), atribuído pelo jornal nortenho Audiência, tendo sido também galardoado em diversos concursos, destacam-se os prémios obtidos no Concurso de Interpretação do Estoril (2001), ou no 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (2009).

Para participar no concerto de Encerramento dos Festivais de Outono 2023, deverá reservar o seu bilhete (entre 7 e 10 euros): na Ticketline.

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.