AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Já sabe o que vai poder ver e ouvir no primeiro mês da Aveiro 2024?

Palcos

A festa da programação Aveiro Capital Portuguesa vai agora começar. 

É verdade que o sinal de partida já foi dado às 12 badaladas do último dia de 2023, com fogo de artifício, música e luz, mas a festa da programação Aveiro Capital Portuguesa só agora vai começar. E o que podemos ver e ouvir neste primeiro mês de Aveiro 2024? Começando, desde logo, com o concerto de Ano Novo, dias 1 e 2 de janeiro, no Teatro Aveirense, dirigido por Martim Sousa Tavares e com a estreia de uma obra de Pedro Lima, que já por aqui foi notícia, nos últimos dias, há muito para ver e ouvir. 

A 5 de janeiro, acontece a apresentação de “Salomé”, de Mónica Calle, um espetáculo construído a partir do poema escrito em 1892 por Oscar Wilde e baseado na história bíblica da decapitação de São João Batista – e, a 6 de janeiro, a programação viaja até ao município de Ílhavo, por conta da comemoração dos 200 anos da Vista Alegre, estando previsto um concerto de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano no Museu da Vista Alegre (18h00).

Para o dia 9 de janeiro, está agendada a apresentação de dois projetos do realizador Joaquim Pavão. Para as 18h15 está marcada a antestreia da sua longa-metragem “Sonhos”, narrativa distópica onde o livre-arbítrio é substituído pela vontade de um pequeno grupo. Às 21h30 é apresentado o filme-concerto “Dentre 3.28”, com o realizador a apresentar outra das suas obras e a assumir o papel de músico, juntamente com Isabel Fernandes Pinto e Xavier Marques.

Campus Jazz Publicidade

Rodrigo Leão será outro dos artistas a preencher a agenda dos primeiros dias da Aveiro 2024. Subirá ao palco do Teatro Aveirense a 21 de Janeiro, pelas 17h00, com “Piano para Piano”.

Poucos dias depois, a 26 de janeiro, acontece um dos momentos mais significativos deste primeiro mês de Aveiro 2024. Será uma sessão protocolar, que se dividirá em dois momentos: o primeiro reside numa exposição em torno de um dos símbolos da região, o sal, e que traz até à cidade o testamento da Condessa Mumadona Dias (Museu da Cidade); o segundo, terá como protagonista a intérprete e compositora de guitarra portuguesa Marta Pereira da Costa - subirá ao palco (às 18h30, no dia 26, e, às 21h30, no dia 27) do Teatro Aveirense com alguns convidados especiais.

Ainda a 26 de janeiro, acontece a conversa com o poeta e romancista Gonçalo M. Tavares (21h30, na Biblioteca Municipal). Dois dias depois, a 28 de janeiro, pelas 18h00, no Centro de Congressos, acontece a apresentação de “Canções da Boca de Barro”, um espetáculo coral a partir das canções que Pedro Almeida compôs para o projecto As Sete Vidas da Argila.

A todas estas propostas, deve somar, ainda, a visita às exposições da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Vão estar patentes até dia 28 de janeiro. 

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.