A Orquestra Filarmonia das Beiras realiza este sábado, dia 3 de fevereiro, o concerto de apresentação do novo diretor artístico e maestro titular Jan Wierzba. O espetáculo terá lugar no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, pelas 21h30.
Após 25 anos de dedicação e excelência musical, o maestro António Vassalo Lourenço encerra o seu percurso como diretor artístico, assumindo agora a direção executiva. A sua contribuição para o desenvolvimento da cultura musical, formação de públicos e apoio à formação de jovens músicos é inegável. Esta passagem de testemunho marca o início de uma nova fase na história da orquestra.
Em janeiro de 2024, Jan Wierzba assume o cargo de diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmonia das Beiras. Maestro versátil, com um percurso significativo nacional e internacional, tem como missão trazer novas abordagens a nível de programação e presença da orquestra na vida cultural da região. Apresenta-se pela primeira vez oficialmente com um programa que integra obras de João de Sousa Carvalho (1745-1798), Arthur Honegger (1892-1955) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), resultando numa viagem pelo que considera serem pilares de programação: música portuguesa, música narrativa e o génio dos clássicos que todos conhecemos.
“Não perca a oportunidade de participar neste momento marcante na história da nossa região e junte-se a um agradecimento coletivo à liderança longa e dedicada do Maestro António Vassalo Lourenço, testemunhando o início de um percurso entusiasmante de Jan Wierzba com a Orquestra Filarmonia das Beiras”, destaca a Orquestra Filarmonia das Beiras, em comunicado.