Mário Rocha, CEO da Antarte, volta a colaborar com o prestigiado arquiteto português na criação de esculturas, após o trabalho conjunto para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza.
As Exposições Inaugurais da Ala Álvaro Siza na Fundação de Serralves têm uma colaboração especial da Antarte. Em menos de um ano, este é o segundo projeto conjunto entre o primeiro Pritzker português, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a marca portuguesa de móveis e decoração.
As duas esculturas são um dos trabalhos de maior impacto visual no"lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço." Ambas as esculturas foram materializadas pela Antarte numa matéria-prima sustentável, a madeira de criptoméria dos Açores. A marca usa matérias-primas sustentáveis em móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira.
Na juventude, o arquiteto Siza Vieira queria ser escultor mas viria a enveredar pela arquitetura. Vencedor do prémio Pritzker em 1992, galardão apelidado de ‘Nobel’ da Arquitetura, foi aos 90 anos que cumpriu um desejo de juventude: realizar esculturas.
De salientar que na primavera de 2023, a presença do Vaticano na Bienal de Veneza também contou com um trabalho conjunto entre Siza Vieira e a Antarte. A instalação “Encontro”, composta por 12 esculturas que representam pessoas, esteve em exposição no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, entre Maio e Novembro do ano passado.
Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, considera que «a colaboração estabelecida com “o mestre” da arquitetura portuguesa, que é também um dos mais destacados a nível mundial, é uma honra para a Antarte. Era irrecusável o desafio de trabalhar novamente com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que é um tributo ao génio criativo de um dos maiores vultos da arquitetura dos séculos XX e XXI.”