Na última quinta-feira, no Cineteatro Alba, o município de Albergaria-a-Velha celebrou a leitura com a 8.ª edição do Concurso “Criativa Leitura”, integrada na Agenda Municipal da Educação que, nas palavras da vereadora da Educação, Catarina Mendes, é um “investimento na leitura, na cultura e no conhecimento”.
Maria Inês Silva (1.º ciclo), Inês Dias (2.º ciclo), Lara Ramos (3.º ciclo) e Maria da Luz Cruz (ensino secundário) foram as vencedoras e vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura no dia 18 de maio, em Anadia.
No Concurso de Leitura estiveram em prova 23 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca e da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.
As obras selecionadas para a Fase Municipal do concurso foram “Quem são os Zupis?”, de Álvaro de Magalhães (1.º CEB); “O som das coisas leves quando caem”, de Catarina Ferreira de Almeida (2.º CEB); “Os Swifts: um dicionário de malandros”, de Beth Lincoln (3.º CEB); e “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig (Ensino Secundário).
Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Salienta-se que a Câmara Municipal ofereceu a todos os participantes desta Fase Municipal a obra de leitura obrigatória correspondente ao seu nível de ensino.