AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Estudantes de Albergaria-a-Velha celebram a leitura

Região

 

Na última quinta-feira, no Cineteatro Alba, o município de Albergaria-a-Velha celebrou a leitura com a 8.ª edição do Concurso “Criativa Leitura”, integrada na Agenda Municipal da Educação que, nas palavras da vereadora da Educação, Catarina Mendes, é um “investimento na leitura, na cultura e no conhecimento”.

Maria Inês Silva (1.º ciclo), Inês Dias (2.º ciclo), Lara Ramos (3.º ciclo) e Maria da Luz Cruz (ensino secundário) foram as vencedoras e vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura no dia 18 de maio, em Anadia.

No Concurso de Leitura estiveram em prova 23 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca e da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.

As obras selecionadas para a Fase Municipal do concurso foram “Quem são os Zupis?”, de Álvaro de Magalhães (1.º CEB); “O som das coisas leves quando caem”, de Catarina Ferreira de Almeida (2.º CEB); “Os Swifts: um dicionário de malandros”, de Beth Lincoln (3.º CEB); e “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig (Ensino Secundário).

Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Salienta-se que a Câmara Municipal ofereceu a todos os participantes desta Fase Municipal a obra de leitura obrigatória correspondente ao seu nível de ensino.

 

Mercedes Publicidade

Este ano, os membros do júri foram Elisabete Tavares (professora e subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis), Isabel Nina (Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares) e Teresa Cardoso (bibliotecária da Biblioteca Municipal de Aveiro).

Além das quatro estudantes que vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha premiou ainda os estudantes que ficaram em 2.º e 3.º lugar em cada ciclo de ensino. Os distinguidos receberam cheques-prenda em livros para utilizarem nas papelarias/livrarias do Concelho.

A apresentação da prova espetáculo esteve a cargo de estudantes da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e os momentos culturais foram proporcionados pelos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.