AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Manuel Alegre oferece livros a jovens estudantes de Águeda

Literatura

O escritor Manuel Alegre estará esta sexta-feira, dia 15, em Águeda para oferecer aos alunos que ali frequentam o 12.º ano exemplares do romance Alma – título que o autor escolheu para, nesse livro, designar a terra onde nasceu.

A partir das 11h00, no anfiteatro da Escola Marques de Castilho, 250 alunos vão receber das mãos de Manuel Alegre um exemplar de Alma, atualmente na 16.ª edição, publicada em abril de 2019, com um texto introdutório da autoria de Mário Soares, que o próprio Mário Soares leu durante a primeira apresentação da obra, a 21 de dezembro de 1991, em Lisboa.

“Alma é um grande romance: é a história de uma terra de província, numa dado momento histórico, com as suas personagens, o seu ritmo, as paisagens, o rio, os animais, especialmente os peixes e os pássaros, e um certo halo nostálgico da infância, recriada por uma memória intacta, límpida, seletiva, precisa nos mais ínfimos pormenores”, escreveu Mário Soares.

Com esta iniciativa pretende-se que os alunos leiam um romance cujo referente espacial é a antiga vila de Águeda e o referente temporal a década de 40. Segundo destaca ainda a câmara municipal, esse objectivo será reforçado com o diálogo entre o escritor e os alunos em que também virão a lume antigas personalidades de Águeda que serviram de inspiração a Manuel Alegre, figuras que no romance nos aparecem recriadas com o talento literário do romancista.

No dia seguinte, sábado, no âmbito das comemorações do 10.º Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, a partir das 15h00, vão ali ser exibidos os diplomas do Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Pádua e do Prémio Camões, atribuídos ao Poeta em 2017, que Manuel Alegre ofereceu à autarquia local e que, agora, passarão também a estar patentes na biblioteca.

Nesse mesmo dia, também na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, será feita, pelo ensaísta e crítico literário Paulo Sucena, a apresentação de Os Sonetos, a antologia que reúne grande parte dos sonetos de Manuel Alegre, publicada no passado mês de Setembro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.