A Aliança Democrática conquistou 35,13 % dos votos no distrito de Aveiro, elegendo sete deputados (Emídio Sousa, Silvério Regalado, Ângela Almeida, Salvador Malheiro, Almiro Moreira, Paula Cardoso e Paulo Cavaleiro). O PS ficou em segundo lugar, com 27,69 % dos votos e cinco mandatos (Pedro Nuno Santos, Cláudia Santos, Filipe Neto Brandão, Hugo Oliveira e Susana Correia).
Uma das grandes surpresas da noite, à semelhança do que aconteceu a nível nacional, foi o Chega, que conseguiu eleger três deputados pelo distrito (Jorge Valsassina Galveias, Maria José Aguiar e Armando Grave), somando 17,25 % dos votos. Destaque, também, para a Iniciativa Liberal que conquistou um mandato (Mário Amorim Lopes foi eleito deputado) e 5,11% dos votos.
O Bloco de Esquerda foi a quinta força política mais votada no distrito, com 4,10% dos votos, mas sem conseguir recuperar a representação que já teve na Assembleia da República (o BE chegou a ter dois deputados por Aveiro). O Livre registou 2,24 % dos votos, o PAN 1,72 % e a CDU 1,38 %.
Em 2022, recorde-se, o Partido Socialista tinha garantido 39,48 % dos votos no círculo eleitoral de Aveiro, elegendo oito deputados. O PSD tinha ficado segundo lugar, com 35,68 por cento, assegurando sete mandatos. Em terceiro lugar, o Chega, com 5,63 por cento dos votos, e um deputado.