Já foi aprovada a abertura de concurso público para a aquisição de um ferryboat elétrico para operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto. A operação deverá custar cerca de 5,5 milhões de euros e o prazo para a sua conceção e construção é de 18 meses.
"O novo ferryboat vai contribuir com zero emissões de CO2 para a atmosfera, acabando com a emissão de 300 toneladas de CO2 pelo atual ferry, vai reduzir em cerca de 30 por cento o consumo energético (face ao atual ferryboat), vai ter níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30 por cento) e mais capacidade de transporte de passageiros (90 por cento)", destaca a autarquia, em comunicado.
Com este investimento, a câmara de Aveiro diz estar a prosseguir o seu trabalho de contributo para redução da pegada ecológica no município, que terá no novo ferryboat mais um instrumento que vamos somar aos 27 moliceiros com motores elétricos que em 2021 estarão a operar nos canais urbanos da Ria de Aveiro (significando a uma redução de 400 toneladas de CO2).
A esta "frota" juntam-se ainda os três autocarros 100% elétricos que já estão a operar no município de Aveiro, "os únicos que a operadora Transdev tem em funcionamento em Portugal, num universo de 1.500 viaturas", vinca a câmara municipal.