A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Albergaria-a-Velha é um dos momentos altos da programação do Cineteatro Alba para este novo trimestre, que inclui várias propostas na música, teatro e dança.
Para celebrar os 50 anos de Democracia, sobe ao palco, na noite de 13 de abril, a peça “Revolution (título provisório)”, uma cocriação da ASTA, Baal17, d’Orfeu AC e O Teatrão, onde 16 intérpretes, entre atores e músicos, propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espectador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje.
Na tarde de 21 de abril, a proposta é de cinema com “Salgueiro Maia: O Implicado”, uma longa metragem de Sérgio Graciano, e na noite de 24, Miguel Araújo regressa ao Cineteatro Alba com a sua digressão Casca de Noz. Em termos de exposições, vão estar patentes, a partir de 12 de abril, duas mostras fotográficas – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente.
Na música as propostas abarcam diferentes estilos. A 4 de maio, “Hello Adele Tribute” é uma criação inédita de homenagem à cantora britânica Adele, com a interpretação da artista franco-brasileira Stephanie Lie. No dia 10 de maio, o ciclo Tons Inteiros traz o pianista e compositor americano Dave Meder ao palco do Cineteatro Alba, acompanhado pelo Combo de Jazz do DeCA da Universidade de Aveiro, no âmbito do Campus Jazz, e no dia seguinte, a Companhia de Música Teatral apresenta, para um público infantil e familiar, “PaPI – opus 9”, uma viagem pelo mundo da água. Integrado no Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, Omar Sosa & Seckou Keita, Suba Trio apresenta um diálogo instrumental com dinâmicas efervescentes e improvisações de Jazz, vindas diretamente de Cuba, Senegal e Venezuela; é na noite de 21 de junho.