AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Uma vez por mês, a Biblioteca de Ovar tem uma nova história para contar

Literatura

“Ao sábado, é outra história!” com sessões de conto e expressão plástica para toda a família. 

 

Uma vez por mês, na Biblioteca Municipal de Ovar, ao sábado, é outra história. Uma iniciativa do Município de Ovar, inserida no EIXO - Programa de Aprendizagem Criativa e de Mediação de Públicos - que desafia as crianças a explorar a relação entre as palavras, as histórias e as imagens.  Um conto é sempre o ponto de partida para divertidas atividades pedagógicas e muitas aventuras para viver em família, numa iniciativa que pretende incentivar o gosto pela leitura, estimular a imaginação, a criatividade, a fantasia e trabalhar a atenção e a concentração dos mais novos.

A próxima sessão é já no dia 13 de abril e será dinamizada por Ana Rita Janeiro que traz seis “Histórias em caixas de sapatos”, numa fusão entre as artes plásticas, a literatura e a música. Aos contos segue-se a construção de fantoches em madeira, recortados e pintados à mão. Cada criança personaliza o seu fantoche que, levado para casa, poderá ser usado para inúmeras brincadeiras.

Seguem-se mais três sessões, cada uma com um desafio diferente, todas dinamizadas pela autora e contadora de histórias Carina Novo. No dia 18 de maio, realiza-se a oficina “Marcador de livros”, inspirada no livro da sua autoria, “A menina que tinha medo de cães”. Cada participante vai criar o seu próprio marcador de livros com o formato de um pequeno cão, usando tudo aquilo que está em cima da mesa: olhos, bocas, orelhas de diferentes tipos e tamanhos, fitas, cola, lápis, marcadores e muita brincadeira à mistura. 

Festa Publicidade

Um novo desafio chega à Biblioteca Municipal de Ovar no dia 15 de junho. Na oficina “Monstros de dedo”, inspirada no livro “Monstro”, de Edouard Manceau, depois de ouvirem a leitura dramatizada, as crianças irão criar o seu próprio e assustador monstro de dedo, em feltro.

“O caracol brincalhão” é o nome da oficina marcada para 6 de julho que tem como ponto de partida o livro “Contos de bem-querer”, também de Carina Novo. Após ouvirem o conto, as crianças irão construir e personalizar um simpático caracol-brinquedo que poderão manusear e levar para casa!

Todas as sessões estão marcadas para as 10h30. As oficinas têm a duração média de 90 minutos e são destinadas a crianças dos quatro aos nove anos, devidamente acompanhadas por um adulto. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória, na Biblioteca Municipal ou através do email: biblioteca@cm-ovar.pt.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.