AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Marinha “atraca” em Aveiro para comemorar o seu Dia

Sociedade

 

 

Exposições, demonstrações de meios, concertos, batismos de mar e visitas ao Navio Escola Sagres (NES) são algumas das atividades gratuitas que a Marinha desenvolverá em Aveiro, entre os dias 4 e 19 de maio. Este conjunto de ações decorrerá no âmbito das comemorações anuais do seu dia, que pretendem evocar a chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. Quinhentos e vinte e seis anos depois deste feito, Aveiro foi a cidade escolhida para servir de palco a estas comemorações.

O programa comemorativo foi apresentado esta manhã, na Antiga Capitania, onde esteve presente o Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo destacou  o “enorme desafio” que representa “trazer e atracar” o NES na Ria de Aveiro. A embarcação estará no Cais do Sal, podendo ser visitada entre os dias 14 e 19 de maio. “Queremos mostrar a Marinha Portuguesa, a mais antiga da Europa, à população”, afirmava o almirante, descrevendo esta força como “a emanação da cultura marítima portuguesa”. “É um verdadeiro prazer estar com as gentes de Aveiro, tão ligadas ao mar”, admitia.

“Vamos colocar o NES, a embaixada portuguesa mais conhecida em todo o mundo, no centro da cidade de Aveiro”, enaltecia, por seu lado, o presidente da Câmara de Aveiro. Ribau Esteves frisou o facto de este não se tratar de um Dia da Marinha normal. “Será excecionalmente diferente e profundo, também pela sua ligação com a programação da Capital Portuguesa da Cultura”, justitificava.

Um dos momento altos deste programa acontecerá a 19 de maio. Terá início com uma cerimónia religiosa na Sé, a ser transmitida pela RTP, e prosseguirá, no Cais da Fonte Nova, com uma cerimónia militar, o desfile das forças em parada e uma demonstração naval.

Também em destaque estará, no dia 17, na Praça Marquês de Pombal, um concerto da Banda da Armada com Fernando Daniel.

 

Ovar Publicidade

3 Comentário(s)

arlindo fernandes canhoto
23 abr, 2024

parabéns e felicitações aos organizadores pela estupenda ideia de manter viva a nossa história, nunca deixem esquecer quem fomos.. muito obrigado e um grande abraço deste simples cidadão, arlindo fernandes canhoto

luís paiva
20 abr, 2024

excelente iniciativa , espero conseguir visitar o navio escola sagres e levar a minha filha para mais tarde recordar.

lourdes da silva almeida da silva almeida
20 abr, 2024

bom trabalho!

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.