Exposições, demonstrações de meios, concertos, batismos de mar e visitas ao Navio Escola Sagres (NES) são algumas das atividades gratuitas que a Marinha desenvolverá em Aveiro, entre os dias 4 e 19 de maio. Este conjunto de ações decorrerá no âmbito das comemorações anuais do seu dia, que pretendem evocar a chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. Quinhentos e vinte e seis anos depois deste feito, Aveiro foi a cidade escolhida para servir de palco a estas comemorações.
O programa comemorativo foi apresentado esta manhã, na Antiga Capitania, onde esteve presente o Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo destacou o “enorme desafio” que representa “trazer e atracar” o NES na Ria de Aveiro. A embarcação estará no Cais do Sal, podendo ser visitada entre os dias 14 e 19 de maio. “Queremos mostrar a Marinha Portuguesa, a mais antiga da Europa, à população”, afirmava o almirante, descrevendo esta força como “a emanação da cultura marítima portuguesa”. “É um verdadeiro prazer estar com as gentes de Aveiro, tão ligadas ao mar”, admitia.
“Vamos colocar o NES, a embaixada portuguesa mais conhecida em todo o mundo, no centro da cidade de Aveiro”, enaltecia, por seu lado, o presidente da Câmara de Aveiro. Ribau Esteves frisou o facto de este não se tratar de um Dia da Marinha normal. “Será excecionalmente diferente e profundo, também pela sua ligação com a programação da Capital Portuguesa da Cultura”, justitificava.
Um dos momento altos deste programa acontecerá a 19 de maio. Terá início com uma cerimónia religiosa na Sé, a ser transmitida pela RTP, e prosseguirá, no Cais da Fonte Nova, com uma cerimónia militar, o desfile das forças em parada e uma demonstração naval.
Também em destaque estará, no dia 17, na Praça Marquês de Pombal, um concerto da Banda da Armada com Fernando Daniel.