No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um concerto, dia 22 de abril, às 21h30, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), com dois nomes incontornáveis da música portuguesa das últimas décadas, Vitorino e Janita Salomé. Com direção do maestro convidado Henrique Constância, o programa “Abril em Flor” inclui canções de José Afonso, dos dois cantores irmãos, que também são compositores, ou até canções populares.
Henrique Constância dirigiu a Jovem Orquestra Portuguesa na estreia nacional de “Between Trees” (2021), da compositora norueguesa Kristine Tjøgersen, e subiu ao palco da Konzerthaus de Berlim, no festival Young Euro Classic, num concerto com transmissão em direto para a ARTE TV. Nas celebrações do centenário de Iannis Xenakis dirigiu a obra “Plëiades”, num concerto que contou com introdução pela filha do compositor Mâhki Xenakis.
Em 2023, dirigiu "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, com a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Companhia Nacional de Bailado, com coreografia original de Vaslav Nijinsky. Apresentou-se como maestro convidado com a Orquestra do Algarve e a Orquestra Filarmonia das Beiras. É Coordenador Artístico e Pedagógico do Festival e Academia Cidnay, em Santo Tirso, que conta com a presença de aclamados músicos nacionais e internacionais.
O evento "Abril em Flor" faz parte do programa comemorativo dos 50 anos da UA.