No âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, a Associação BioLiving está a organizar quatro eventos gratuitos e abertos à comunidade entre os dias 4 e 12 de maio, nas zonas de Albergaria-a-Velha e de Vila Nova de Gaia.
As espécies exóticas invasoras são uma das ameaças, mais sérias e com mais rápido crescimento, para a biodiversidade, serviços dos ecossistemas, segurança alimentar, saúde e meios de subsistência das populações, representando impactos significativos para o ambiente, a economia e as pessoas.
Normalmente a par com ações de reflorestação, a Associação BioLiving realiza ações de voluntariado de remoção e controlo de invasoras, principalmente das espécies de Acacia sp., tentando envolver e sensibilizar a comunidade para os prejuízos que estas espécies têm nos nossos ecossistemas e nas nossas vidas.
Dos eventos que a BioLiving nos próximos dias, destaque para as iniciativas previstas para Albergaria-a-Velha. A primeira acontece já no dia 4, na Branca, e será uma ação de controlo de plantas invasoras no monte de São Julião. A segunda iniciativa prende-se com a inauguração da Exposição "Invasoras da Pateira de Frossos", no 10 de maio. Este evento é organizado pela Associação BioLiving, em colaboração com o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos e do Município de Albergaria-a-Velha.