Durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Ílhavo associa-se à iniciativa “Bom Dia Cerâmica”, promovendo várias oficinas de cerâmica, com o intuito de valorizar e divulgar o património cultural e histórico cerâmico do Município de Ílhavo.
O “Bom Dia Cerâmica”, originalmente realizado em Faenza (Itália), estendeu-se a Portugal a partir de 2018, por intermédio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), da qual o Município de Ílhavo é membro fundador.
Em parceria com a Oficina da Formiga, a Câmara Municipal de Ílhavo vai promover uma Oficina de Cerâmica Raku, que se desenvolve em dois momentos distintos. Na primeira fase, no dia 11 de maio, sábado, às 14h30, realiza-se a modelação e conformação de uma peça; na segunda etapa, no dia 18 de maio, às 16h00, passa-se para a cozedura e pós cozedura das peças cerâmicas em forno incandescente, bem como a “queima” das peças, para complementar o processo de secagem. O segundo dia de formação termina com uma refeição-convívio entre os participantes.
A técnica de cerâmica Raku, em argila, tem origem no Japão, tradicionalmente usada para a cerimónia do chá. É uma arte muito apreciada, sendo mais comum encontrar-se sob a forma de tigelas de chá, esculpidas e pintadas à mão, com uma beleza exótica pelo processo de vidragem e cozedura a altas temperaturas. Os interessados em participar nesta oficina (limitada a 20 vagas, com um custo de 50 euros, com refeição do dia 18 de maio incluída) devem enviar email para artesanato@cm-ilhavo.pt.