As comemorações do Dia da Marinha passaram, esta quinta-feira, pelo Hospital de Aveiro, mais concretamente pelo serviço de Pediatria. O chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, visitou o serviço destinado aos mais novos, acompanhado de vários elementos da administração e corpo clínico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
No final da visita, Gouveia e Melo fez questão de deixar um agradecimento aos profissionais de saúde. Servindo-se da sua experiência na liderança da task force da vacinação contra a Covid 19, o chefe do Estado-Maior da Armada enalteceu a sua entrega e esforço durante o combate à pandemia. “Bem hajam por tudo o que fizeram. Por arriscarem as vossas vidas, por estarem aqui para os portugueses”, vincou.
Além da visita ao hospital, o programa desta sexta-feira compreendeu a inauguração das exposições de meios e atividades da Marinha (Antiga Capitania e Jardim da Fonte Nova) e do monumento alusivo ao Dia da Marinha em Aveiro.
Amanhã, sexta-feira, o programa viaja até à Universidade de Aveiro. A instituição de ensino superior recebe o colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, um evento que tem por objetivo ampliar o conhecimento do e sobre o mar, divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos e dar a conhecer ao grande público como se teceram tradições e desafios.
O colóquio realiza-se no Edifício da Reitoria e inclui quatro painéis subordinados aos temas: O Mar: Desafios de todos os tempos I – A sustentabilidade dos Oceanos; O Mar: Desafios da Atualidade I – A Prática dirigida à sustentabilidade; O Mar: Desafios da Atualidade II – A tecnologia ao serviço do conhecimento; e O Mar: Desafios de todos os tempos II – Passado e Presente.