AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Chefs David Estêvão e Duarte Eira juntam-se numa ode ao bacalhau

Gastronomia

 

O restaurante aveirense Bacalhau e Afins promoveu, na última sexta-feira, 17 de maio, um jantar vínico com um menu preparado a quatro mãos. O chef da casa, David Estêvão, partilhou a cozinha com Duarte Eira, chef do Salpoente, num momento gastronómico que girou à volta dos vinhos da Quinta da Terrincha - propriedade secular do Douro - e onde o bacalhau foi rei.

As honras de abertura estiveram por conta dos “sabores do mar” apresentados por ambos os chefs - e harmonizados com um Quinta da Terrincha Rosé 2023 -, antecedendo a canela e o cremoso de couve flor, do chef David, e o creme de bacalhau e as suas ovas, do chef Duarte - acompanhados de um Quinta da Terrincha Branco.

Seguiram-se o bacalhau e as suas texturas, do chef Davi (acompanhado de um Quinta da Terrincha Arinto 2023) e o bacalhau, sames e mão de vaca, do chef Duarte, harmonizado com Quinta da Terrincha Touriga Nacional 2021.  Ovos moles e arroz doce foi a pré sobremesa apresentada pelo chef David, deixando o último momento da noite para o seu convidado. Duarte Eira brindou os presentes com uma sobremesa de chocolate e avelã, acompanhada de um Quinta da Terrincha Vinha da Casa Branca 2017.

Colégio Publicidade

Dois chefes, dois percursos

O chef do Bacalhau & Afins tem 26 anos e é natural de Mira. Saiu de casa cedo para ir estudar gastronomia e passou, como estagiário, pelos hotéis Meira, Grandpestana e Buke. Em 2016, realizou um estágio no restaurante aveirense e, desde então, que faz parte da equipa do Bacalhau & Afins - trabalhou como responsável da pastelaria, cozinheiro, sub-chefe e, há quatro anos, tornou-se chef. Já participou em vários concursos de bacalhau, ganhando alguns reconhecimentos.

Já Duarte Eira é natural de Vila Pouca de Aguiar, em Trás-os-Montes, mas, em 2013, e depois de passar por espaços como o Casa da Calçada Relais & Châteaux, assentou arraiais em Aveiro, onde lidera a cozinha do Restaurante Salpoente.   

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.