Chegam mais cedo as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. De 31 de maio a 16 de junho, os festejos honram as tradições e convidam toda a população a sair à rua com um programa diversificado onde se destacam as Bandas em Festa (31 de maio), o Mercado Antigo (31 de maio a 2 de junho), o Desfile Etnográfico (2 de junho), as Marchas Populares (12 junho), as Tasquinhas ou os grandes concertos com nomes bem conhecidos da música portuguesa: Sons do Minho (1 junho), Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).
As festas decorrem em vários pontos da cidade, tendo como pontos centrais a Praça Francisco Barbosa (31 de maio a 2 de junho) e o Parque Municipal do Antuã (12 a 16 de junho).
1 centena e meia de músicos no mesmo palco
O projeto local "Bandas em Festa", desenhado especialmente para a abertura das festas, reúne, no dia 31 de maio, sexta-feira, no mesmo palco as 3 bandas filarmónicas concelhias, Bingre Canelense. Visconde de Salreu e Club Pardilhoense. Um momento festivo, que acima de tudo valoriza e consagra a importância histórica, educativa e cultural destas coletividades, verdadeiras escolas de música geracionais, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses. Na noite seguinte, sábado, 1 de junho, o grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, vai animar o palco da Praça com temas originais de cariz tradicional e popular e cantigas ao desafio ou desgarradas.
Mercado Antigo até 2 de junho na Praça
O Mercado Antigo estará a funcionar nos dias 31 de maio (19h às 24h00), 1 de junho (das 12h às 24h00) e dia 2 (9h30 às 19h00), com um total de 80 feirantes de comes e bebes, carnes e enchidos, frutas e legumes, pão, tremoços, doces, plantas, biológicas, artesanato e louças e velharias.
Uma das novidades deste ano é a Mostra do Traje Popular, no sábado, dia 1, onde os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Município de Estarreja são os protagonistas principais. Este será um momento de desfile e mostra da arte do bem trajar e dar a conhecer as particularidades que constituem o Traje Popular Português, nas suas variadas vertentes, nomeadamente na representação de quadros demonstrativos da identidade territorial local.
Com o desfile etnográfico de manhã, o domingo evidencia a cultura popular e a memória, também no espetáculo comunitário interassociativo (A)braços da Ria II, que representa o continuar de um desafio criativo lançado ao movimento etnográfico do concelho.
De 12 a 16, as festas estão no parque da cidade
Após o primeiro fim de semana de Mercado Antigo na praça principal da cidade, as Festas mudam-se para o Parque Municipal do Antuã, como manda a tradição. As Marchas Populares, este ano com 7 grupos a desfilar e um total de 752 marchantes e músicos, dão cor à Avenida 25 de Abril e à alameda do parque na noite de 12 de junho, terminando em arraial com o espetáculo do Miguelito da Concertina.